segunda-feira, 1/12/2025

Crianças são atendidas na radioterapia do HCAA.

Sensibilizado ante a crise no atendimento de radioterapia oncopediátrica ocorrida no final do ano passado, quando muitas crianças estavam com os tratamentos suspensos sem o serviço de radioterapia aguardando tratamento Fora de Domicílio (TFD), o HCAA passou a atender crianças com câncer menores de 12 anos de Mato Grosso do Sul.

Após Contratualização firmada com a Secretaria Estadual de Saúde, em 13/12/23, que previu o suporte para os tratamentos com ambulância de prontidão, médico anestesista e profissional intensivista de plantão durante as sessões, dentre outros, os trabalhos estão sendo realizados nos menores com muita dedicação e esmero por toda a equipe do setor de Radioterapia no HCAA. Diversos profissionais integram a equipe multidisciplinar composta por pelo menos 10 pessoas, que são mobilizadas especialmente para as sessões infantis com: médico radioterapeuta, anestesista, físico médico, enfermeiras, nutricionistas, técnólogos em radioterapia, além de ambulância de prontidão com equipe móvel para quaisquer intercorrências.

Com a infraestrutura e suporte necessários já foram atendidas 6 crianças entre 0 a 11 anos. O pequeno Lorenzo B. Prado, de 4 anos, é um deles. Acompanhado da mamãe, Lucélia B. Prado, ele já está na 3ª sessão de radioterapia, das 26 a que será submetido no HCAA. Forte e corajoso, assim como o herói Batman da máscara que usa nas sessões, ele é mais um pequeno paciente que trilha a jornada pela vida no setor.

Ele foi diagnosticado em setembro do ano passado, quando iniciou o tratamento no Hospital Regional, onde já fez 2 cirurgias, quimioterapia e agora veio para o HCAA para ser tratado com a radioterapia. “Estou muito confiante. Graças a Deus ele tem reagido muito bem ao tratamento. Toda a equipe daqui é muito carinhosa e dedicada, agradeço a todos”, disse a mamãe Lucélia.

Atualmente, o HCAA não possui Oncopediatria. O hospital atenderá integralmente o serviço após a finalização das obras da Unidade III, onde haverá 2 andares e equipe exclusiva para os atendimentos das crianças com câncer. Hoje crianças são encaminhadas somente para a Radioterapia do HCAA através do Sistema de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Além das crianças, são atendidas na Radioterapia do HCAA, cerca de 95 pacientes adultos/dia. O Acelerador Linear, equipamento utilizado nos tratamentos de Radioterapia, entrará em obsolescência (sem garantia, suporte técnico, possibilidade de upgrade, etc) em maio de 2025. O hospital, preventivamente, já adotou uma política para estocar peças de reposição.

Desta forma, buscamos ao máximo a manutenção preventiva do equipamento, para que o mesmo tenha uma vida útil até que um novo equipamento seja instalado. Estamos buscando o novo Acelerador Linear no Ministério da Saúde, desde o ano passado. O Governo do Estado e do Município em consonância com o HCAA estão atuando para pactuar os processos políticos/administrativos, em seus respectivos âmbitos, para agilizar junto ao Governo Federal os recursos necessários para a aquisição do novo aparelho.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Homem diz vender partes humanas em Serra Leoa

O tráfico de partes humanas em Serra Leoa tem gerado medo e revolta entre famílias locais. Em Makeni, o caso do menino Papayo, morto...

Cassilândia realiza mutirão da boa visão para zerar fila de atendimentos oftalmológicos

A Prefeitura Municipal de Cassilândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao Mutirão da Boa Visão, uma grande ação de atendimento...

Agetran realiza cerimônia de premiação da educação para o trânsito 2025

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (Agetran), por meio do setor de Educação para o Trânsito, realizará no dia 2...

CGU expulsa ex-chefe da Receita por favorecimento a Bolsonaro

A CGU decidiu expulsar do serviço público Júlio Cesar Vieira Gomes, ex-secretário da Receita Federal, após investigação sobre tentativa de liberação de joias sauditas...