terça-feira, 2/12/2025

Com EVTEA concluído, interligação entre MS e PR avança rumo ao anúncio oficial do traçado

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que vai apontar o melhor traçado para a interligação rodoviária entre Mato Grosso do Sul e Paraná, pela BR-376, foi oficialmente concluído. A informação foi divulgada nesta terça-feira (24) pelo governador Eduardo Riedel, que também confirmou a contratação do projeto executivo da rodovia de acesso à ponte sobre o Rio Paraná — uma das estruturas essenciais para viabilizar a conexão entre os dois estados.

O estudo foi contratado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), com recursos da Itaipu Binacional, e traz a análise técnica, econômica e ambiental que define o traçado mais viável para a obra. Com essa etapa concluída, os governadores Riedel e Ratinho Júnior farão, em breve, o anúncio oficial do percurso definido e apresentarão os próximos investimentos e parcerias para a execução do projeto.

“É uma obra estruturante para Mato Grosso do Sul e que muda a realidade não só do Vale do Ivinhema, mas também a competitividade de várias regiões do estado”, afirmou Riedel.

A origem da proposta remonta a 2013, quando o então prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, liderou uma articulação regional envolvendo gestores do Vale do Ivinhema, do Noroeste Paranaense e representantes da Socipar (Sociedade Civil Organizada do Noroeste do Paraná). O objetivo era promover a integração regional, fomentar o desenvolvimento territorial e consolidar um corredor logístico estratégico para o agronegócio — ligando os polos produtivos do Centro-Oeste ao Porto de Paranaguá e ao Sul do país.

“Essa é uma pauta que defendemos com convicção há mais de uma década. Agradeço ao governador Eduardo Riedel pela sensibilidade e visão de futuro ao priorizar esse projeto, que representa um salto de desenvolvimento para todas as regiões que abrange. É uma intervenção que qualifica a logística, fortalece o agronegócio e abre novas perspectivas em setores como o turismo”, destacou Hashioka.

De acordo com o parlamentar, além de sua relevância econômica, a nova ligação interestadual tem potencial para estimular o turismo, ao facilitar o acesso a destinos naturais e culturais nas duas regiões, incentivando o fluxo de visitantes, movimentando a economia local e gerando novas oportunidades no setor.

Com o traçado apontado pelo EVTEA, os governos de Mato Grosso do Sul e Paraná irão formalizar as próximas etapas do projeto e avançar na sua viabilização. A iniciativa representa um marco de planejamento regional colaborativo, com foco na integração territorial e na competitividade logística do eixo Centro-Sul do Brasil.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Santos disputa jogos-chave para evitar o rebaixamento

O Santos vive uma sequência decisiva na luta para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. Após empatar por 1 a 1 com o...

Ibama atua contra irregularidades com agrotóxicos

O Ibama, por meio da Divisão de Proteção Ambiental do Tocantins (Dipam-TO), realizou uma operação de fiscalização em Campos Lindos (TO), importante polo agrícola...

Prefeita sanciona lei da vereadora Luiza Ribeiro que prevê até 34 mil castrações de animais por ano em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande sancionou, nesta segunda-feira (24), a lei que garante a realização de até 34.524 castrações gratuitas de cães e gatos...

Trump confirma conversa com Nicolás Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou no domingo (30) que conversou com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sem revelar detalhes sobre...