Campo Grande está em 10º lugar no Ranking de Qualidade da Educação entre as capiais brasileiras, avançando 9 posições em relação à análise anterior. Os dados são do Centro de Liderança Pública (CLP), responsável por avaliar a competitividade dos municípios brasileiros no Ranking de Competitividade dos Municípios.
A Prefeitura de Campo Grande tem realizado investimentos tanto pedagógicos quanto em infraestrutura nas 206 escolas municipais, visando o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino (REME). Nos últimos três anos, foram entregues materiais, como brinquedos e parquinhos para a educação infantil, troca dos mobiliários, incluindo as carteiras dos alunos, e o município ampliou em mais de 6.600 o número de vagas na rede municipal. Além disso, houve valorização dos professores por meio de concurso público, pagamento do piso salarial e promoções com plano de cargos e carreiras.
Programas como o “Aprender Mais”, que atendeu 8,7 mil alunos com aulas de reforço, são destaques que contribuirão para uma melhoria ainda maior nas notas em futuras análises e indicadores.
Para a prefeita Adriane Lopes, investir em educação é fundamental para o desenvolvimento da capital. “A Prefeitura continuará investindo na qualidade do ensino e no desenvolvimento de políticas públicas educacionais que impactam diretamente o futuro dos nossos estudantes. A gestão vai ampliar ainda mais o número de vagas, com a retomada de obras paralisadas e a continuidade das reformas para a melhoria dos prédios já existentes, além de seguir com projetos que têm se mostrado eficazes, como as aulas de reforço nos contraturnos e atividades extracurriculares”, afirmou a prefeita.
O Ranking de Competitividade dos Municípios aborda diversos temas, analisando o desempenho dos serviços educacionais com a qualidade desses serviços.
De acordo com o CLP, o objetivo é garantir que os municípios não ofereçam apenas acesso à educação, mas também assegurem a excelência no ensino fornecido. A qualidade da educação é uma métrica essencial para avaliar a competitividade de um município, pois, além de impactar diretamente a qualidade de vida, ela molda valores sociais e forma futuros profissionais para o mercado de trabalho. Por isso, Campo Grande se destaca positivamente entre os demais municípios, e a gestão continuará tendo a educação como uma prioridade, impulsionando um futuro melhor.
Compromisso Nacional com a Alfabetização
Em 2024, a gestão municipal de Campo Grande também conquistou o Selo Ouro no “Compromisso Nacional com a Alfabetização” do Ministério da Educação (MEC). Além disso, em janeiro de 2025, a Escola Municipal Professor José de Souza foi classificada no concurso federal da Controladoria Geral da União (CGU), destacando-se no Programa Escola Cidadã.
Este é mais um exemplo de como a cidade está focada em políticas públicas eficazes e inovações educacionais. A Prefeitura tem transformado o setor, garantindo maior inclusão, melhorias no aprendizado e projetos de destaque, como o Plano de Mobilização – Escola Cidadã, que envolveu mais de 1.300 alunos no combate ao cyberbullying.
A Escola Municipal Professor José de Souza, popularmente conhecida como Zezão, localizada no Bairro Oliveira III, foi classificada entre os 27 melhores projetos do Brasil no concurso da CGU, destacando-se entre 5.194 títulos inscritos de todo o país. No total, 1.970 escolas participaram do concurso.