terça-feira, 21/10/2025

Campo Grande já registra dois casos suspeitos de mpox em 2025

Campo Grande começou 2025 com dois casos suspeitos de mpox (antigamente chamada de varíola dos macacos), de acordo com dados do painel Mais (Monitor de Apoio as Informações em Saúde). Apesar disso, ainda não há confirmação dos casos.

No último ano, o estado de Mato Grosso do Sul registrou 76 notificações, sendo que destes, 12 casos foram confirmados. Em 2023, foram 78 notificações e apenas um caso confirmado.

O ano que registrou o pior cenário de mpox foi 2022, que teve 536 notificações, das quais 161 casos foram confirmados e, ainda, outras cinco foram classificadas como prováveis.

Estes números elevados refletem o auge do surto global de mpox, declarado emergência de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS) naquele ano.

Já a redução de casos ao longo dos anos acompanha a tendência nacional e internacional. Após a disseminação global em 2022, com mais de 80 mil casos reportados em 110 países, o Brasil, que chegou a ser o terceiro país com mais registros, conseguiu reduzir drasticamente os casos após a intensificação de campanhas de vacinação e conscientização.

Em maio de 2023, a OMS declarou o fim da emergência de saúde pública global para a mpox, embora tenha ressaltado a importância de vigilância contínua.

A mpox se manifesta com sintomas como lesões de pele, febre e dores no corpo. O seu enfrentamento contempla a adoção de estratégias de testagem, isolamento de casos confirmados e vacinação em grupos prioritários, como pessoas imunossuprimidas e aquelas em maior risco de exposição.

fonte: midiamax

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

NOVA ALVORADA DO SUL: Curso de decoupage e reciclagem é iniciado pela prefeitura

A Prefeitura municipal deu início ao curso de Decoupage em Madeira e Reciclagem em Vidro, ministrado pela professora Laura. A iniciativa faz parte das ações...

Paciente agride servidor e médica na USF do Jardim Noroeste

Paciente de 52 anos foi levado à delegacia na tarde desta segunda-feira (13) após agredir dois servidores dentro da USF (Unidade de Saúde da Família)...

Receita Federal mira origem do metanol em bebidas adulteradas

A Receita Federal, em parceria com órgãos como a Polícia Federal, ANP e Ministério da Agricultura, deflagrou a Operação Alquimia para combater a adulteração...

Zé Teixeira solicita reforço em ações sociais para municípios de MS

O deputado estadual Zé Teixeira, segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, acredita que todos os investimentos aplicados em assistência social...