A inclusão da Campanha Fogo Zero no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, do deputado Pedrossian Neto, foi aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A proposta transforma a campanha em uma ação oficial, permanente e com maior alcance na prevenção aos incêndios florestais no Estado.
De acordo com o projeto, a campanha será realizada todo ano, no mês de maio, com ações educativas, capacitações e mobilização da sociedade para prevenir incêndios tanto em áreas de vegetação nativa quanto em florestas plantadas.
“É um projeto extremamente importante. Nosso Estado tem um patrimônio ambiental muito grande. Somos um Estado do agro, da produção e da agropecuária e nós precisamos nos conscientizar da necessidade de combater as queimadas e fazer um trabalho mais forte, envolvendo todos os agentes sociais, para que possamos evitar ao máximo esse problema. Essa campanha é para que a gente possa incluir essa ação no calendário oficial e mobilizar toda a sociedade”, aponta o deputado.
A medida conta com o apoio da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) que, em nota oficial, reforçou que a Campanha Fogo Zero é uma iniciativa consolidada, que chega em 2025 à sua 13ª edição, com resultados expressivos na conscientização e na proteção do patrimônio natural do Estado.
Somente em 2024, conforme citou a Reflore, Mato Grosso do Sul registrou mais de 11 mil focos de calor e mais de dois milhões de hectares queimados, gerando impactos diretos na fauna, na flora e também na economia. Agora, o projeto precisa ser sancionado pelo Governo do Estado.