segunda-feira, 24/11/2025

Aprovado projeto que converte automaticamente multas leves e médias em advertência

A ALEMS aprovou o Projeto de Lei 176/2024, que prevê a conversão automática de multas de trânsito leves e médias em advertência por escrito. A proposta é de autoria do deputado Gerson Claro, presidente da ALEMS, com coautoria do deputado Paulo Duarte.

A nova regra vale para motoristas que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses. Assim, deixam de pagar multas que variam entre R$ 88,38 e R$ 130,16 e evitam o acúmulo de até quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Apesar de já prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde 2021, a conversão ainda precisava de regulamentação no âmbito estadual. Agora, a aplicação será automática, sem a necessidade de requerimento.

Segundo Gerson Claro, a medida reforça o caráter educativo das leis de trânsito e evita punições excessivas a motoristas com bom histórico.

A conversão será aplicada em todas as instâncias de fiscalização, incluindo municípios com trânsito municipalizado e rodovias sob responsabilidade da Agesul.

A nova norma será incorporada à Lei Estadual 4.282/2012, que trata da tabela de serviços do Detran/MS. O projeto aguarda sanção do governador.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Boletim Epidemiológico: MS registra 8.299 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 13.551 casos prováveis de Dengue, sendo 8.299 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente...

Procon municipal realiza ação em comunidade contra golpes financeiros

Em uma ação estratégica de reforço na defesa do consumidor, o Procon de Campo Grande vai realizar uma ação educativa nesta quarta-feira (19), na...

Nikolas rebate denúncia de Erika Hilton ao STF

O deputado Nikolas Ferreira (PL) respondeu à notícia-crime apresentada por Erika Hilton (PSOL) no Supremo Tribunal Federal, após sua visita a Jair Bolsonaro durante...

Papy fiscaliza retomada da operação tapa-buraco em Campo Grande

A crise dos buracos nas ruas de Campo Grande voltou à pauta com a retomada da operação tapa-buraco pelo Poder Executivo, após cobrança da...