quarta-feira, 12/11/2025

Aldeias voltam a ficar sem água e indígenas denunciam redução de caminhões pipas

A exemplo do que aconteceu durantes as festividades de Natal, as comemorações de Ano Novo podem acontecer sem água para mais de 300 famílias das aldeias Bororó e Jaguapiru, na Reserva Indígena Federal de Dourados.

Moradores das duas maiores comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul mais uma vez reclamam da falta de água. A privação aconteceu durante o Natal e deve prevalecer na ‘virada’ do ano.

A situação está agravada pela redução dos serviços de caminhões-pipa durante o recesso de órgãos responsáveis pelo abastecimento complementar nas aldeias.

O cacique Ramão Fernandes afirmou que o abastecimento de água durante o final de ano está comprometido.

Segundo ele, atualmente a comunidade é atendida por cinco caminhões-pipa — dois provenientes de Dourados e três de Itaporã.

“Apenas dois caminhões estão realizando as entregas duas vezes ao dia. Isso é insuficiente para atender à demanda da nossa comunidade. Não queremos que a situação chegue ao ponto de termos que bloquear novamente a rodovia para exigir um direto básico”, afirma Fernandes.

Recentemente a comunidade indígena realizou o bloqueio da MS-156 que durou quatro dias. Após protestos e confrontos com policiais militares, o governo do estado e o governo federal prometeram construir dois super poços, um em cada aldeia.

Enquanto a medida, que é considerada paliativa pelas lideranças indígenas, não for efetiva, as autoridades prometeram garantir o abastecimento complementar de água com o envio de caminhões.

fonte: midiamax

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

PONTA PORÃ: Prefeito Eduardo Campos participa de lançamento da carta de prefeitas e prefeitos da FNP para a COP30

Documento será apresentado oficialmente durante a Conferência do Clima da ONU, em Belém do Pará O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, participou nesta terça-feira,...

Drones suspeitos provocam caos nos aeroportos belgas

Na terça-feira (4), suspeitas de drones sobrevoando áreas próximas a aeroportos provocaram graves interrupções no tráfego aéreo na Bélgica, culminando no fechamento temporário do...

Sessão solene na câmara destaca juventude católica com entrega da medalha São Carlo Acutis

A Câmara Municipal de Campo Grande promove, na segunda-feira, dia 10, às 19 horas, Sessão Solene de Outorga da “Medalha Legislativa São Carlo Acutis”,...

Câmara aprova reconhecimento unânime ao criador da Turma da Mônica

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na quarta-feira (5), o projeto de lei que reconhece a obra de Maurício de Sousa como patrimônio...