domingo, 31/08/2025

Aldeias voltam a ficar sem água e indígenas denunciam redução de caminhões pipas

A exemplo do que aconteceu durantes as festividades de Natal, as comemorações de Ano Novo podem acontecer sem água para mais de 300 famílias das aldeias Bororó e Jaguapiru, na Reserva Indígena Federal de Dourados.

Moradores das duas maiores comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul mais uma vez reclamam da falta de água. A privação aconteceu durante o Natal e deve prevalecer na ‘virada’ do ano.

A situação está agravada pela redução dos serviços de caminhões-pipa durante o recesso de órgãos responsáveis pelo abastecimento complementar nas aldeias.

O cacique Ramão Fernandes afirmou que o abastecimento de água durante o final de ano está comprometido.

Segundo ele, atualmente a comunidade é atendida por cinco caminhões-pipa — dois provenientes de Dourados e três de Itaporã.

“Apenas dois caminhões estão realizando as entregas duas vezes ao dia. Isso é insuficiente para atender à demanda da nossa comunidade. Não queremos que a situação chegue ao ponto de termos que bloquear novamente a rodovia para exigir um direto básico”, afirma Fernandes.

Recentemente a comunidade indígena realizou o bloqueio da MS-156 que durou quatro dias. Após protestos e confrontos com policiais militares, o governo do estado e o governo federal prometeram construir dois super poços, um em cada aldeia.

Enquanto a medida, que é considerada paliativa pelas lideranças indígenas, não for efetiva, as autoridades prometeram garantir o abastecimento complementar de água com o envio de caminhões.

fonte: midiamax

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

MS institui cordão roxo com borboletas para identificar pessoas com fibromialgia

Pessoas com fibromialgia em Mato Grosso do Sul agora têm um símbolo de identificação reconhecido por lei: o cordão de fita com laços roxos...

Bombardeio russo a Kiev mata civis e atinge missão diplomática da UE

Na madrugada desta quinta-feira (28), um ataque russo de grande escala atingiu a capital ucraniana, Kiev, deixando ao menos 12 mortos, entre eles três...

Zé Teixeira propõe melhorias em infraestrutura e educação para municípios de MS

Nesta quinta-feira (28), o deputado estadual Zé Teixeira apresentou quatro indicações parlamentares na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com foco em educação,...

Deputado Rinaldo homenageia Campo Grande pelos 126 anos e reforça compromisso com a cidade

Campo Grande comemora nesta terça-feira, 26 de agosto, 126 anos de emancipação política. Para o deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos), a data é...