quarta-feira, 26/11/2025

Máxima de Campo Grande passa por modernização histórica com foco em segurança e ressocialização

O Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima de Campo Grande — que atualmente representa o maior presídio de Mato Grosso do Sul — passa por um dos mais significativos ciclos de melhorias estruturais dos últimos anos, em um esforço que une reforço da segurança, valorização dos servidores e ampliação das oportunidades de ressocialização.

As intervenções, realizadas em grande parte com utilização de mão de obra prisional, abrangem desde reformas profundas até a criação de novos espaços essenciais ao funcionamento da unidade, traduzindo o compromisso da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e da administração da unidade penal com a modernização e a eficiência do sistema penitenciário. As mudanças físicas são importantes para que sejam implantados novos procedimento mais seguros e maior disciplina dos internos.

Uma das medidas mais emblemáticas foi a instalação de telamento “antidrone” sobre os pavilhões 1 ,2 e 6, para  impedir ou dificultar o arremesso de ilícitos. A medida, considerada um divisor de águas, impacta diretamente na segurança global da penitenciária.

Entre as obras, novas celas de trânsito e para isolamento foram construídas, o que impacta diretamente no controle da movimentação carcerária; manutenção de corredores, reforço da iluminação interna e externa e construção de muros de contenção antimotim nos dois principais pavilhões; além da revitalização completa do pavilhão 4, onde esta instalado o Setor de Saúde e que abriga custodiados necessitam de maior acompanhamento médico; o local está recebendo melhorias nas salas da assistência social, odontologia e nos solários das alas A e B.

Com foco na ressocialização e assistência, também foi concluída a reforma da escola, com instalação de telas expandidas ente os professores e alunos, para maior segurança, além de climatização com ar condicionado em todas elas e lousas de vidro para maior comodidade dos professores e durabilidade; a construção da sala de informática, templo de oração e sala de videoconferência.

Novos espaços como a inclusão, a biblioteca e a sala do setor de trabalho foram implantados.

Para melhor organização e controle, a administração implementou uniforme diferenciado para os internos que trabalham na manutenção da unidade. Outra medida significativa foi a criação de um pavilhão de reabilitação, um espaço destinado a reeducandos com bom comportamento.

A unidade passou por modernização energética, com substituição de cabeamento subterrâneo por aéreo, troca dos quadros de energia e reforma das tubulações de água e esgoto, enquanto 78 portas de celas do Pavilhão 1 receberam manutenção; além de melhorias na copa dos servidores.

Foram providenciadas melhorias estruturais e de segurança no pavilhão 6, pintura da área externa da cozinha, reformas de telhados, torres e corredores, e novas tampas de ferro para o esgoto.

A substituição das camas de madeira (que existiam em algumas celas) por modelos de concreto aumentou a durabilidade e a segurança, e áreas externas foram revitalizadas com calçamento, pintura da muralha interna e iluminação reforçada, incluindo a passarela.

O presídio avançou em práticas sustentáveis com o programa de remição de pena pela reciclagem, beneficiando dois internos por cela, e recebeu a instalação de novos hidrantes nos Pavilhões 1 e 2.

O EPJFC ganhou, ainda, uma fábrica de blocos e pavers de cimento, ampliando as oficinas laborais e frentes de ressocialização no local. A fábrica também é estratégica no fornecimento de insumos utilizados nas demais obras que estão sendo realizadas na penitenciária.

Melhorias da portaria aos pavilhões

Entre as obras em andamento estão a reforma da portaria, que se tornará mais funcional e segura, melhorando o fluxo de acesso ao presídio; a revitalização da frente da unidade, a construção das celas de embarque e desembarque para internos em trânsito e ajustes finais na área de odontologia.

Para os próximos meses, estão previstos dois grandes projetos: a revitalização completa dos Pavilhões 1 e 2, começando pelos telhados e avançando para as celas, e a limpeza, reforma e iluminação de toda a muralha externa, ampliando ainda mais a segurança perimetral.

Para o diretor da Máxima, Milson Caetano, o momento representa um importante ciclo de modernização da Máxima. “São obras que fortalecem a segurança, melhoram as condições de trabalho dos nossos servidores e ampliam oportunidades para os internos. A mão de obra prisional tem sido fundamental nesse processo, mostrando que é possível unir disciplina, capacitação e ressocialização”, destaca.

O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, reforça que as intervenções fazem parte de uma diretriz estratégica de qualificação constante do sistema prisional.

“A Máxima de Campo Grande é uma das unidades mais complexas do país, e nosso compromisso é garantir que ela opere com alta segurança, infraestrutura adequada e políticas efetivas de ressocialização. Esse conjunto de obras demonstra a capacidade de transformação da instituição e o resultado do esforço conjunto entre gestão, servidores e ocupação produtiva do internos”, finaliza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

STF: Moraes e Dino apoiam prisão de Bolsonaro

Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela manutenção da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está detido na Superintendência da...

Boletim Epidemiológico: MS registra 8.299 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 13.551 casos prováveis de Dengue, sendo 8.299 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente...

Filha de Mika Hakkinen inicia carreira na McLaren

A Academia de Pilotos da McLaren, responsável por formar nomes como Lewis Hamilton e Lando Norris, anunciou a entrada de duas novas atletas em...

DOURADOS: Prefeito destaca credibilidade da PRF na inauguração da maior delegacia do País

O prefeito de Dourados, Marçal Filho, destacou a credibilidade da Polícia Rodoviária Federal na manhã desta terça-feira (25) durante a inauguração da maior delegacia...