domingo, 8/02/2026

Alems aprova criação do “Dia Estadual do Leonismo” em MS, proposto por Coronel David

A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovou nesta terça-feira (30), em segunda discussão, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Coronel David (PL) que institui o “Dia Estadual do Leonismo”. A nova data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado e será celebrada anualmente em 10 de outubro.

O objetivo da lei é reconhecer e valorizar o trabalho voluntário realizado pelos membros do Lions Clube, organização internacional fundada em 1917 e presente em mais de 210 países. Em Mato Grosso do Sul, o movimento atua em mais de 20 municípios, desenvolvendo projetos em áreas como saúde, educação, inclusão social, preservação ambiental e assistência a populações em situação de vulnerabilidade.

Coronel David destacou a importância da atuação do movimento no fortalecimento da cidadania. “O Leonismo é uma escola de solidariedade e liderança que impacta diretamente milhares de vidas em nosso estado. Instituir esta data é uma forma de homenagear o trabalho silencioso, mas de grande relevância, realizado pelos clubes de Lions em prol da sociedade sul-mato-grossense”, afirmou o parlamentar.

A governadora do Distrito LB-1 do Lions Clube, Vera Lúcia Amorim da Costa E. Castro, reforçou a relevância da iniciativa. “A importância dessa lei é a divulgação do nosso trabalho e a gente agradece o nosso deputado que teve a brilhante ideia de colocar em votação um projeto de lei para instituir o Dia do Leonismo em Mato Grosso do Sul. Isso aqui vai ficar na história porque está colocando em evidência o nosso clube. O meu lema é: conhecer e amar para melhor servir”, declarou.

As comemorações alusivas ao “Dia Estadual do Leonismo” poderão ser realizadas em parceria com clubes de serviço, entidades civis, escolas, universidades, prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos públicos e privados. A ideia é ampliar a visibilidade das ações, incentivar a cultura do voluntariado e estimular a participação da sociedade em atividades filantrópicas e educativas.

Mato Grosso do Sul passará a ser um dos estados a celebrar oficialmente a contribuição dos leoninos, reforçando a importância do engajamento cívico e da cooperação comunitária. O projeto de lei segue para sanção do governador Eduardo Riedel (PP).

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Deixe o guarda-chuva ‘na mão’: chuvarada só passa no final da semana, indica Cemtec

A primeira semana de fevereiro vai ser de tempo instável em Mato Grosso do Sul. De acordo com a previsão do tempo, as chuvas...

Funsat divulga lista de inscritos no PRIMT com mais de mil nomes

A PrefCG (Prefeitura Municipal de Campo Grande), por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), publicou em edição Extra do Diogrande de n. 8.211...

Confronto com policial de folga termina com morte no Jardim Carioca

Suspeito teria tentado agredir militar com chave de fenda Acir Dias de Oliveira, de 52 anos, morreu na noite desta quarta-feira (4) após se envolver...

Rússia lança ataque massivo contra a Ucrânia em inverno rigoroso

Ataque ocorre às vésperas de nova rodada de negociações de paz A Rússia lançou nesta terça-feira (3) um ataque com cerca de 450 drones e...