terça-feira, 2/12/2025

Com EVTEA concluído, interligação entre MS e PR avança rumo ao anúncio oficial do traçado

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que vai apontar o melhor traçado para a interligação rodoviária entre Mato Grosso do Sul e Paraná, pela BR-376, foi oficialmente concluído. A informação foi divulgada nesta terça-feira (24) pelo governador Eduardo Riedel, que também confirmou a contratação do projeto executivo da rodovia de acesso à ponte sobre o Rio Paraná — uma das estruturas essenciais para viabilizar a conexão entre os dois estados.

O estudo foi contratado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), com recursos da Itaipu Binacional, e traz a análise técnica, econômica e ambiental que define o traçado mais viável para a obra. Com essa etapa concluída, os governadores Riedel e Ratinho Júnior farão, em breve, o anúncio oficial do percurso definido e apresentarão os próximos investimentos e parcerias para a execução do projeto.

“É uma obra estruturante para Mato Grosso do Sul e que muda a realidade não só do Vale do Ivinhema, mas também a competitividade de várias regiões do estado”, afirmou Riedel.

A origem da proposta remonta a 2013, quando o então prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, liderou uma articulação regional envolvendo gestores do Vale do Ivinhema, do Noroeste Paranaense e representantes da Socipar (Sociedade Civil Organizada do Noroeste do Paraná). O objetivo era promover a integração regional, fomentar o desenvolvimento territorial e consolidar um corredor logístico estratégico para o agronegócio — ligando os polos produtivos do Centro-Oeste ao Porto de Paranaguá e ao Sul do país.

“Essa é uma pauta que defendemos com convicção há mais de uma década. Agradeço ao governador Eduardo Riedel pela sensibilidade e visão de futuro ao priorizar esse projeto, que representa um salto de desenvolvimento para todas as regiões que abrange. É uma intervenção que qualifica a logística, fortalece o agronegócio e abre novas perspectivas em setores como o turismo”, destacou Hashioka.

De acordo com o parlamentar, além de sua relevância econômica, a nova ligação interestadual tem potencial para estimular o turismo, ao facilitar o acesso a destinos naturais e culturais nas duas regiões, incentivando o fluxo de visitantes, movimentando a economia local e gerando novas oportunidades no setor.

Com o traçado apontado pelo EVTEA, os governos de Mato Grosso do Sul e Paraná irão formalizar as próximas etapas do projeto e avançar na sua viabilização. A iniciativa representa um marco de planejamento regional colaborativo, com foco na integração territorial e na competitividade logística do eixo Centro-Sul do Brasil.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Produtos Ypê e Tixan são recolhidos por risco à saúde

Foi determinado pela Anvisa o recolhimento de diversos lotes de sabão líquido das marcas Ypê e Tixan devido à presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa....

Senado aprova aposentadoria especial para agentes de saúde

O Senado aprovou nesta quinta-feira (28) o projeto que garante aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. O texto...

Congresso aprova avanços nos direitos dos árbitros

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou na quarta-feira (26) o Projeto de Lei 864/2019, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB), que define...

Ronilço Guerreiro lança novo site para aproximar mandato da população

O vereador Ronilço Guerreiro lançou uma nova versão do seu site oficial, souguerreiro.com, com o objetivo de aproximar ainda mais seu mandato da população....