terça-feira, 1/07/2025

Público-alvo: Campo Grande ultrapassa médias nacional e estadual de vacinação contra gripe e reforça cuidados no período de maior contágio

Com 33,34% do público-alvo imunizado contra a Influenza, Campo Grande já supera os índices de cobertura vacinal do Mato Grosso do Sul (28%) e do Brasil (21,40%), ocupando o 11º lugar no ranking nacional entre os 27 estados da federação. O avanço é resultado direto das ações intensificadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que tem concentrado esforços para proteger a população neste período de alta circulação de vírus respiratórios.

O mais recente reforço à campanha aconteceu nesse fim de semana, durante o Dia D de vacinação, realizado nos dias 10 e 11 de maio. Ao todo, foram aplicadas 8.710 doses da vacina contra a gripe em 15 pontos de vacinação, incluindo dois drives thrus — que facilitaram o acesso da população ao imunizante.

“A oferta da vacina em unidades de saúde e em sistema de drive-thru foi essencial para o crescimento da cobertura nesse final de semana, uma vez que a dose é oportunizada para toda a população, facilitando o acesso ao nível máximo que a Secretaria de Saúde consegue disponibilizar”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

Desde o início da campanha, 168.855 pessoas já foram vacinadas em Campo Grande, considerando toda a população a partir dos seis meses de idade. O foco principal da estratégia da Sesau é garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis, que têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe.

“Temos que pensar no público mais vulnerável. Essas pessoas precisam da vacinação, e quem não pode se imunizar também é protegido quando há um número maior de pessoas vacinadas”, ressalta Rosana.

A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Veruska Lahdo, explica que a estratégia dos drives foi pontual, mas poderá ser reativada conforme a demanda. “Essa é uma ferramenta que nos auxilia muito na ampliação da cobertura e temos a possibilidade de reativá-lo sempre que for observada a devida necessidade”, explicou.

A vacinação segue disponível nas 74 unidades de saúde de Campo Grande, em horário regular de atendimento. A Prefeitura reforça o chamado para que a população continue se vacinando e mantenha os cuidados necessários neste período de maior risco de contágio. Proteger-se é um ato de responsabilidade coletiva e cuidado com os que mais precisam.

“A vacina contra a gripe está disponível e salva vidas — especialmente dos nossos idosos, crianças e pessoas com saúde mais frágil. Cada dose aplicada é um ato de proteção coletiva. Por isso, eu faço um apelo: se você ainda não se vacinou, procure uma unidade de saúde. E se já se vacinou, convoque sua família, seus vizinhos, seus amigos. Vamos juntos vencer mais esse desafio, com união, cuidado e responsabilidade. E mais do que nunca, neste período de alto contágio, é fundamental manter os cuidados: lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar e, se estiver doente, evitar aglomerações. Cada atitude conta”, destaca a prefeita Adriane Lopes.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Exportações sustentam preços do boi gordo

O mercado do boi gordo manteve preços firmes na última semana, embora o ritmo de valorização tenha perdido força em relação ao início de...

Corumbá promove, dia 11 de julho, 15ª conferência municipal de assistência social

A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social vai ser realizada em 11 de julho de das 08h às 16h, no auditório do Programa Crianças...

Gerson Claro destaca Arraiá da ALEMS como ponte entre Legislativo e população

O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), celebrou o sucesso do 3º Arraiá da ALEMS, realizado na última sexta-feira (27). O evento, que...

Brasil e Paraguai unem forças para criar aeroporto binacional

Brasil e Paraguai estão articulando a transformação do Aeroporto Internacional de Ponta Porã em um terminal binacional, operado em conjunto com a cidade paraguaia...