quarta-feira, 2/07/2025

SES imuniza mais de 2 mil pessoas em ‘Drive-thru da vacinação’ durante o Dia D contra influenza

A mobilização do Dia D de Vacinação contra a Influenza, dentro da programação do Dia Nacional pelo Ministério da Saúde, imunizou 2.090 pessoas no sábado (11), em Campo Grande.

A iniciativa promovida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e conter a disseminação do vírus, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, foi realizada pelo Drive-thru de Vacinação no Corpo de Bombeiros, proporcionando mais uma opção para a população, principalmente na região central da Capital.

A campanha, que ocorre em todo o país, aconteceu na véspera do Dia das Mães, reforçando o convite à população para cuidar da própria saúde e de seus entes queridos. E foi isso que a família da publicitária Anahy Dávalo Orácio fez. Anahy, o marido Carlos Eduardo Oracio e o filho do casal, Inácio Dávalo Orácio, de 6 anos, foram se vacinar no drive demonstrando a importância da prevenção e o cuidado mútuo de proteção contra a gripe.

“Aproveitamos o final de semana para vir todo mundo junto e fazer nossa parte. O importante é desafogar a ocupação dos leitos hospitalares. Sabemos que a vacinação é fundamental para nos proteger e, especialmente, dar mais proteção aos mais vulneráveis, como os idosos, as crianças e portadores de comorbidades”, enfatiza Anahy.

Gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes

De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, a vacinação é fundamental para evitar complicações causadas pela gripe e reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde. Ele explica que em Campo Grande a imunização está aberta, por meio de decreto, para toda a população a partir de 6 meses.

“Estamos em um período de maior circulação de vírus respiratórios. A vacina é segura, eficaz e salva vidas. Esperamos que a população aproveite o sábado para se proteger e atualizar sua caderneta de vacinação”, destaca.

O coordenador da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli, ressaltou a necessidade da população estar imunizada para evitar casos graves de influenza que possam evoluir e necessitem de internação.

“É necessário que a gente promova a vacinação. Observamos uma alta incidência da síndrome respiratória aguda grave fazendo uma pressão hospitalar muito grande, porque nós temos baixa cobertura vacinal. Com o incentivo à vacinação pelos mutirões e drives, a gente consegue chegar à população ampliando a cobertura vacinal e assim prevenir os casos graves, reduzindo as internações e evitar óbitos. Costumo dizer que a vacina é um muro que separa o caso leve, do grave e da morte. Quem está vacinado tem esse muro”, alerta.

Isac Pontes e Maria Lúcia Aguera exibem seus comprovantes de vacinação

Nesse sentido, o casal de aposentados Isac Pontes e Maria Lúcia Aguera, sabe bem da importância de estarem protegidos, já que possuem comorbidades. “Sou cardíaco e minha esposa além de cardíaca é diabética. Temos consciência de que se não estivermos imunizados, podemos sofrer com formas mais graves de gripe e outras doenças, por isso sempre estamos com nossas vacinas atualizadas”, disse Isac.

A vacinação em Campo Grande está aberta para toda a população com idade a partir de 6 meses, porém é recomendado que os grupos prioritários se vacinem preferencialmente.

São eles: trabalhadores da Saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos Correios; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

A SES aplicou mais de 10 mil doses na campanha deste ano e reforça a importância da população aderir à vacinação. A estrutura no quartel dos Bombeiros foi organizada para garantir conforto e agilidade, com fluxo contínuo de atendimento durante todo o dia até às 18h.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Vereador Otávio Trad, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, entrega o relatório com emendas à LDO 2026

Foi entregue nesta terça-feira (24), ao presidente da Casa de Leis, vereador Papy, o relatório com as emendas parlamentares referentes à Lei de Diretrizes...

Cursos gratuitos de qualificação são o ponto de partida para quem está em busca de nova oportunidade

"Estou desempregada há mais de um ano e, nesse período, percebi o quanto é difícil se recolocar sem estar atualizada". Histórias como essa, contada...

Dengue faz mais 3 vítimas em MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul confirmou mais três mortes por dengue, elevando para 15 o número de...

Mãe esfaqueia filha após discussão sobre drogas na fronteira

Uma adolescente de 16 anos foi esfaqueada pela própria mãe na manhã do último domingo (29) no bairro Bernardino Caballero em Pedro Juan Caballero....