quinta-feira, 18/09/2025

Capacitação prepara municípios de Mato Grosso do Sul para receber a caravana da castração.

A Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realiza nesta quinta-feira (24) a apresentação da logística e capacitação dos pontos focais dos 10 primeiros municípios que irão receber a Caravana da Castração. O encontro acontecerá no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado no Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho”, em Campo Grande.

A ação tem como objetivo orientar os representantes municipais sobre os procedimentos técnicos e operacionais para a chegada da caravana, além de fornecer instruções para o uso da ferramenta digital SigPet, utilizada no cadastro e acesso às vagas nas campanhas de castração.

Durante o encontro, será apresentado o Guia Prático da Caravana da Castração, o plano de trabalho e o termo de cooperação que será firmado com os municípios participantes nesta primeira etapa. Os gestores municipais também serão instruídos sobre a contrapartida exigida: a execução de um calendário de conscientização sobre os maus-tratos contra animais, elaborado pela Superintendência.

Com investimento inicial de R$ 5 milhões, a Caravana da Castração tem o lema “Castrar é um ato de amor” e como meta castrar, microchipar e medicar 20 mil animais em todo o estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra a política pública estadual de bem-estar animal e busca garantir a implantação efetiva de ações contínuas de controle populacional e combate ao abandono de cães e gatos.

A caravana terá início pela região do Pantanal, com base em indicadores de endemias e priorização de áreas com maior risco de transmissão de zoonoses. O controle ético populacional é reconhecido como uma das estratégias mais eficazes para enfrentar esse cenário.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda ressalta o papel da ação como instrumento de cidadania e avanço social. “Estamos tratando de uma política pública que transcende a causa animal. A Caravana da Castração também é uma ferramenta de inclusão, saúde e educação, que promove um novo olhar sobre o cuidado com a vida e com o meio ambiente”.

O superintendente estadual de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, destaca a importância da mobilização conjunta entre Estado e municípios. “A Caravana da Castração é uma resposta concreta às demandas da população e uma ação estratégica para promover saúde pública e respeito aos animais. Ao capacitar os municípios, garantimos que a política chegue com eficiência à ponta, com responsabilidade e compromisso social”.

Serviço

Capacitação sobre a Caravana da Castração

Data: quinta-feira, 24 de abril

Local: auditório do MIS – 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho” – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro – Campo Grande (MS)

Horário: 8h às 11h30 e 13h30 às 16h30

Mais informações pelo telefone (67) 3316-9192 ou pelo e-mail: vidaanimal@setesc.ms.gov.br.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Festival da Carne, Samba 10 e prêmios: a terça que incendiou o Na Boca do Povo

Festival Internacional da Carne Na terça-feira (16), foi ao ar o 25º episódio do Podcast Na Boca do Povo, apresentado por Santhiago Filho e com...

Flamengo vence Juventude e amplia liderança no Brasileirão

O Flamengo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e consolidou sua liderança. No domingo (14), o time carioca superou o Juventude por 2 a...

Vereador Dr. Jamal participa da inauguração da 1ª etapa da reforma do pronto-socorro da Santa Casa

Na manhã desta segunda-feira, a Santa Casa de Campo Grande inaugurou a primeira etapa da reforma do pronto-socorro, após dois anos de obras. O...

Exportações do agro podem chegar a 18 milhões de toneladas em setembro

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) revisou para cima as projeções de exportação de grãos em setembro. A expectativa é de que...