domingo, 17/08/2025

Prefeitura da cidade mais antiga do Brasil exalta parceria com Dakila Pesquisas

Por Rogério Alexandre Zanetti, jornalista

Publicado no site oficial da Prefeitura da cidade de São Vicente a chegada dos pesquisadores do instituto Dakila Pesquisa à região. A equipe, sediada em Corguinho-MS, estará na cidade dando continuidade ao trabalho de remapeamento do mítico Caminho de Peabiru.

Caminho de Peabiru: uma rede ancestral de trilhas

O Caminho de Peabiru é uma intrigante rede de trilhas ancestrais que liga o Oceano Atlântico, a partir do litoral catarinense, ao Oceano Pacífico, atravessando Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru. No território brasileiro, além de Santa Catarina, o caminho percorre os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Construído por povos pré-colombianos, é considerado um dos sistemas viários mais antigos do continente. O termo “Peabiru” vem da língua tupi e pode significar “caminho gramado”, “caminho amassado” ou “caminho de ida e volta”. Até hoje, algumas trilhas apresentam estrutura surpreendente, com degraus e revestimentos de pedras em regiões íngremes.

Tecnologia para resgatar a história

O trabalho do Dakila Pesquisa consiste no remapeamento dessas rotas, muitas das quais se perderam com o avanço das cidades, estradas e o crescimento populacional. Usando tecnologia de ponta que permite o escaneamento de áreas sem necessidade de desmatamento ou escavação, o instituto busca desvendar o entorno do caminho, identificando cidades antigas, pontos de descanso, comércio e outros vestígios históricos.

São Vicente: marco histórico do Brasil

Segundo os pesquisadores, São Vicente tem grande importância na pesquisa. Foi a primeira vila fundada no Brasil, em 1532, pelo militar e administrador colonial português Martim Afonso de Sousa, conforme ordens do rei Dom João III de Portugal. A ilha onde está a cidade foi descoberta na expedição de Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio, em 1502, e batizada em homenagem a São Vicente Mártir. É considerada a primeira vila da América Portuguesa.

Apoio institucional e fomento ao turismo

Em entrevista publicada no site oficial da Prefeitura, a secretária de Turismo, Juliana Santana, destacou a importância do projeto para o município:

“Essa pesquisa representa uma oportunidade para um estudo aprofundado das raízes históricas de São Vicente, que são um reflexo da história do Brasil. Além disso, o projeto fortalece o turismo local, criando uma nova oferta ligada à Rota do Peabiru, que evidencia o potencial histórico da cidade. O projeto contará com o apoio da Prefeitura de São Vicente, por meio da Setur, sem gerar custos para o município. A iniciativa coloca São Vicente no mapa de estudos históricos de grande relevância, impulsionando o turismo e consolidando a cidade como um destino de referência no segmento Turismo Histórico”.

Dakila destaca potencial transformador do projeto

Urandir Fernandes de Oliveira, fundador de Dakila, celebrou a recepção positiva da Prefeitura de São Vicente: “A recepção da Prefeitura de São Vicente repete cidades como Cananéia, onde trabalhamos dias atrás. Os municípios paulistas, que detêm essa riqueza cultural e histórica, entendem que nós, de Dakila, temos a missão de contribuir com o resgate histórico, e a possibilidade de transformar o Caminho de Peabiru em fonte de renda para a cidade, com o turismo histórico, científico, cultural e de aventura, preservando o local e guardando esse tesouro para as gerações futuras”.

Leia mais: A publicação completa da Prefeitura de São Vicente pode ser acessada no link:

https://www.saovicente.sp.gov.br/informacao/sao-vicente-entra-na-rota-de-estudos-do-enigmatico-caminho-do-peabiru
CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Parceria garante saúde bucal a jovens esportistas da Capital

Em comemoração ao aniversário de Campo Grande, será assinada nesta sexta-feira (15), às 13h30, uma parceria entre a Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e...

Rinaldo pede delegacia para crimes cibernéticos

Na sessão desta quinta-feira (14), o deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos) reivindicou a criação de uma Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos em Mato...

APARECIDA DO TABOADO: CMEIs oferecem conforto e cuidado durante a soneca das crianças.

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Aparecida do Taboado, o momento da soneca é levado a sério. Com ambientes preparados com carinho,...

Festival de Cinema das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul recebe inscrições até 18 de agosto

Estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino) têm até o dia 18 de agosto para inscrever seus curtas-metragens na 3ª edição do Festival de...