sexta-feira, 6/02/2026

DOURADOS: Campeões de jiu-jitsu são recebidos pelo prefeito do município.

Os irmãos Antônio e Cecília Akatsuka Walevein, dois dos principais atletas de jiu-jitsu do Brasil em suas categorias, foram recebidos pelo prefeito de Dourados, Marçal Filho, na manhã desta quarta-feira e narraram um pouco da trajetória de sucesso nas competições estaduais e nacionais, onde ambos acumulam mais de 100 medalhas nos mais diferentes campeonatos. “O Antônio está na categoria 7 a 8 anos, para atletas com até 24 quilos, e a Cecília na categoria 11 a 12 anos, para atletas com até 44 quilos, mas ultimamente estamos priorizando os torneios nacionais que reúnem os melhores competidores”, explicou Michelle Akatsuka Walevein, mãe dos jovens campeões.

Ambos são treinados pelo pai Fernando Walevein Filho, que também é atleta de jiu-jitsu e estiveram no gabinete do prefeito para apresentar a medalha de campeão que Antônio conquistou no final de semana em São Paulo no maior evento de grappling do Brasil, realizado pelo Abu Dhabi Combat Club (ADCC) e que promove o ADCC Open no Brasil. “O Antônio conquistou o título lutando uma categoria acima da dele, ou seja, disputou a competição de grappling, onde os atletas lutam sem quimono, enfrentando um lutador da categoria 9 a 10 anos”, revela orgulhoso o pai e treinador Fernando Walevein.

Além de conquistar o título na categoria acima, Antônio Akatsuka Walevein também foi vice-campeão na categoria dele e ainda levou um terceiro lugar. “Ele está competindo há pouco mais de 4 anos e já conquistou mais de 40 medalhas, enquanto a Cecília compete a mais tempo e já é reconhecida como uma das grandes atletas do jiu-jitsu em sua categoria”, explica a mãe Michelle Akatsuka Walevein, que aponta como principal barreira na trajetória dos atletas a falta de patrocínio para participar de mais competições nacionais e no exterior, onde a troca de experiência seria importante na formação dos campeões douradenses.

O prefeito Marçal Filho conversou com os jovens atletas, posou para fotografia e ficou impressionado com a quantidade de medalhas conquistadas por Antônio e Cecília. “Ficou encantado em saber que nossa cidade tem campeões tão jovens, que tão bem representam Dourados no cenário nacional e parabenizo os pais pela dedicação e condução da carreira dessas crianças que, certamente, chegarão ao profissional e vão orgulhar ainda mais nossa cidade com suas conquistas”, finalizou o prefeito. 

O ADCC Open proporciona aos atletas brasileiros mais oportunidades para competir submetidos às regras do maior evento de grappling do mundo. A competição onde o Antônio foi campeão reuniu os melhores atletas do país e também de toda a América do Sul. O Abu Dhabi Combat Club é a maior organização de luta livre do mundo. A competição de grappling reúne os melhores lutadores de jiu-jitsu, wrestling e outras modalidades de luta para competir sob o conjunto de regras exclusivas do ADCC. O evento é reconhecido como a competição mais prestigiada de grappling no mundo.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Chuva histórica assusta moradores de Corguinho

Rio Aquidauana registra aumento expressivo e causa surpresa na população Corguinho registrou uma chuva histórica de 238 milímetros em 48 horas, volume superior ao esperado...

Deputado federal Beto Pereira realiza entregas de obras em Rochedo, Corguinho e Rio Negro: “Temos visto as cidades receberem importantes investimentos”

O deputado federal Beto Pereira (PSDB) acompanhou o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, no sábado (1º), no lançamento de obras nas...

Mato Grosso do Sul tem representante na elite da arbitragem nacional

Estudo se baseou na profissionalização já vista em países da Europa O assistente Eduardo Cruz, do quadro de árbitros da Federação de Futebol de Mato...

Cassems ao lado do servidor: ações personalizadas levam saúde mental aos órgãos públicos

Através do CIAPS, a Cassems transforma a prevenção em uma missão de vida, levando acolhimento de excelência às instituições que movem o nosso estado. Cuidar...