quarta-feira, 2/04/2025

Comitiva de Okinawa visita a prefeitura e conhece projetos para impulsionar negócios em Campo Grande

Uma comitiva asiática, que está em Campo Grande participando de um evento promovido pela Associação de Okinawa, com workshops sobre culinária japonesa e artes marciais, realizou uma visita oficial à Prefeitura nesta sexta-feira (13). A prefeita Adriane Lopes recepcionou os integrantes em seu gabinete e destacou que a iniciativa evidencia a relevância da cultura oriental na formação histórica e cultural de Campo Grande, além de abrir caminho para futuras parcerias comerciais com a província de Okinawa, localizada no sul do Japão.

“Sabemos da importância da população de Okinawa na construção de Campo Grande ao longo dos anos. Para nós, é muito importante esse encontro, porque fortalece nossos laços culturais e abre espaço para novas oportunidades, como a Rota Bioceânica, que vai interligar o Atlântico ao Pacífico, colocando Campo Grande como a Capital deste grande trajeto. O Executivo está trabalhando para que a cidade seja um grande hub logístico”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.

Uma das pautas apresentadas pela chefe do Executivo foi a revitalização da Rua dos Barbosas, que tem como objetivo transformar o local em um corredor gastronômico oriental, turístico e cultural, por meio da realização de festivais e encontros gastronômicos e culturais, além de apresentações musicais, poéticas e artísticas.

“A Prefeitura já concluiu os estudos e irá encaminhá-los no próximo ano. Este é um dos projetos que consideramos prioritários em nosso Plano de Governo”, destacou Adriane Lopes.

Para o chefe da Divisão Internacional de Intercâmbio do Departamento de Cultura, Turismo e Esportes de Okinawa, Masashi Yamazato, a proposta foi recebida com admiração. “Ouvimos que vocês estão com o projeto de revitalização da Rua dos Barbosas, onde está localizada a Associação Okinawa de Campo Grande. Isso foi uma novidade para nós. Gostaríamos de acompanhar o desenvolvimento do projeto para que possamos, juntamente, colaborar para as melhorias”, disse.

Recentemente, o Festival Okinawa foi incluído no calendário oficial de eventos do Município. O evento é celebrado anualmente no dia 30 de outubro, com o objetivo de valorizar a cultura e as tradições da comunidade okinawana, uma das principais dentro da colônia japonesa na Capital. O festival é um espaço de integração cultural e uma homenagem à contribuição dos descendentes japoneses no desenvolvimento de Campo Grande.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Escritório Internacional, utilizou a oportunidade para estreitar os laços culturais e reforçar futuras parcerias comerciais, apresentando possibilidades de negócios como a Rota Bioceânica, voltada à integração comercial e turística com o Japão e outros mercados asiáticos. “O sobá é o prato que representa a identidade gastronômica local e, a partir desses pontos em comum, vamos construir uma agenda bilateral focada em negócios, turismo e cultura”, afirmou o chefe do Escritório Internacional, Paulo César Fialho.

Já o presidente da Diretoria-Executiva da Associação Okinawa de Campo Grande, Eduardo Kanashiro, concluiu dizendo que a comitiva veio para fortalecer ainda mais o diálogo, possibilitando o surgimento de negócios futuros com Okinawa. “É muito importante estarmos próximos porque, como a prefeita disse, Campo Grande está na rota do desenvolvimento, e acredito que devam surgir muitos negócios com Okinawa”, finalizou.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Flávio Cabo Almi apresenta importantes propostas e se destaca em pesquisa

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, realizada nesta terça-feira (1º), o vereador Flávio Cabo Almi teve destaque ao apresentar diversas propostas...

Eleição suplementar: Justiça impugna candidatura de Doutor Jorge em Paranhos

O TRE-MS indeferiu, na quarta-feira (26), a candidatura de Doutor Jorge (PT) para a prefeitura de Paranhos. O candidato tentava disputar a eleição suplementar...

Paciente com fratura grave aguarda dias por cirurgia na Santa Casa

Uma paciente de 30 anos, vítima de um acidente de trânsito, aguarda há dias no Hospital do Trauma para realizar uma cirurgia de tração...

Prefeitura da cidade mais antiga do Brasil exalta parceria com Dakila Pesquisas

Por Rogério Alexandre Zanetti, jornalista Publicado no site oficial da Prefeitura da cidade de São Vicente a chegada dos pesquisadores do instituto Dakila Pesquisa à...