A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) pediu ao Governo do Estado, o aumento do efetivo da Polícia Militar Ambiental (PMA) no município de Cassilândia. A iniciativa atende a uma demanda apresentada pelos vereadores Zé Divino, Leandro Rosa de Souza, Nelson Gomes, Oba Oba e Fião, que destacam a crescente necessidade de serviços de segurança ambiental na região.
Conforme Mara Caseiro, a atuação da PMA é fundamental para proteger os recursos naturais e preservar a biodiversidade e os ecossistemas de Mato Grosso do Sul. No entanto, o município de Cassilândia enfrenta sérias dificuldades devido ao número limitado de policiais ambientais disponíveis, o que torna possível a eficácia das ações de fiscalização e combate aos crimes ambientais. “Apesar da excelência das nossas forças de segurança, é impossível garantir a segurança pública ambiental sem o devido aparelhamento e contingente necessário. O baixo efeito atual prejudica ações preventivas e repressivas no município”, ressaltou a deputada.
O parlamentar ainda enfatizou que a segurança ambiental não é apenas um compromisso com a preservação da natureza, mas também uma medida essencial para garantir o desenvolvimento sustentável e proteger os interesses econômicos e sociais do Estado. “O aumento do efeito policial ambiental em Cassilândia é indispensável para que o Poder Público possa cumprir seu papel constitucional na preservação do meio ambiente e da ordem pública”, concluiu.
A indicação foi encaminhada ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; ao Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Renato dos Anjos Garnes; e ao Comandante de Policiamento Ambiental, Coronel José Carlos Rodrigues.