segunda-feira, 10/11/2025

Surdoatletas se destacam em competição nacional de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike

Campo Grande foi palco do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike para atletas surdos, no último sábado (19) e no domingo (20). O evento reuniu ciclistas de várias partes do país, buscando promover a prática esportiva entre surdoatletas, incentivando a inclusão e o desenvolvimento no esporte.

A competição organizada pela CBDS (Confederação Brasileira de Desportos de Surdos) junto à FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul), com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

No sábado (19), ocorreram as disputas de ciclismo de estrada, com as modalidades de 1.000 metros sprint e individual contrarrelógio. Já no domingo (20), ocorreu a competição de Mountain Bike, com surdoatletas representando oito federações.

A campo-grandense Tabata Larissa Rodrigues Lopes, 32 anos, recebeu a medalha de bronze na prova de ciclismo de estrada que disputou pela primeira vez. “Comecei a pedalar na pandemia, eu tinha muito ansiedade, moro em apartamento, só vivia presa, pensei em fazer alguma coisa e tentar melhorar a ansiedade, comprei uma bike barata era usada para eu poder fazer um passeio,  fiz vários percursos curto e me senti bem. Resolvi comprar uma bike boa e comecei treinar e depois de muito tempo comecei a participar de um grupo que pedala 1 vez por semana, eles me acolheram. Fiquei muito feliz com o resultado”

O presidente da Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul, Adriano Gianotto, ressalta a importância da competição. “Fico orgulhoso do nosso Estado conquistar estes resultados e fico muito feliz dos atletas se esforçarem ainda mais para alcançarem os seus objetivos no esporte de alto rendimento”.

Os vencedores do campeonato terão a chance de se classificar para a Surdolimpíada Internacional, que ocorrerá entre os dias 15 e 26 de novembro de 2025, em Tóquio, no Japão.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

ANASTÁCIO: Dentistas das ESFs recebem kits de higiene bucal do Programa Saúde na Escola

Na manhã desta quinta-feira (6), os dentistas que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) receberam kits de higiene bucal que serão utilizados...

Tereza Cristina relata aprovação de lei sobre terras de fronteira

O Senado Federal aprovou, na noite de terça-feira (4), o Projeto de Lei 4.497/2024, que regulamenta os registros de terras nas regiões de fronteira....

Câmara aprova reconhecimento unânime ao criador da Turma da Mônica

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na quarta-feira (5), o projeto de lei que reconhece a obra de Maurício de Sousa como patrimônio...

Campo Grande institui programa Banco Vermelho para reforçar combate à violência contra a mulher

A intenção é garantir visibilidade à campanha de conscientização e ampliar o acesso da população às informações de prevenção e apoio às mulheres vítimas...