quinta-feira, 18/09/2025

Superintendente do Senar/MS participa do Fórum Mais Milho

Na manhã desta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, participou do ‘Fórum Mais Milho: Sustentabilidade e as exigências do mercado’. A agenda contou com palestras de especialistas do setor que debateram sobre o desenvolvimento do tema na produção de alimentos.

“Mato Grosso do Sul é o estado que tem maior número de hectares de sistemas integrados de produção e nós, enquanto Senar, Famasul e Aprosoja, temos uma política de assistência técnica ao produtor rural com parceria entre as entidades e o sindicato rural, para que possamos pegar os eixos que estão sendo colocados sobre sustentabilidade e levar para o produtor”, detalha Galvan.

“O produtor de Mato Grosso do Sul está tecnicamente muito adiantado em relação à tecnologia. O nosso estado está fazendo um trabalho para se preparar para todos os tipos de mercado, seja o europeu, seja o asiático. E a gente também percebe que o mercado, por outro lado, não dá a contrapartida de pagar valores a mais por tudo que o produtor rural faz”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc.

O diretor de sustentabilidade da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), Bernardo Pires, trouxe a palestra com o tema: ‘Sustentabilidade e as exigências do mercado europeu’. “Metade da população chinesa, cerca de 800 milhões de pessoas, não tem acesso a proteína animal, porque hoje o farelo de soja da China, feito com grãos brasileiros, é destinado à ração de suínos e aves. Então, a soja está diretamente ligada à produção de proteína animal dos chineses”.

A engenheira florestal e supervisora da ATeG Grãos do Senar/MS, Daniela de Lourdes Sabino, realizou uma apresentação sobre a atuação da entidade nas propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. “Desenvolvemos eventualmente, durante as visitas, um diálogo de segurança. Por vezes, vamos até uma propriedade e sentimos a necessidade de abordar algum assunto específico com o produtor rural e os colaboradores”, detalha.

O consultor da Safras & Mercado, Paulo Molinari, ministrou sobre o tema: ‘A sustentabilidade e as suas influências nos preços das commodities’. “A população mundial vai continuar crescendo e nós vamos ter que produzir mais alimentos. Porém, as gerações, as expectativas e as regras vão mudando. A agricultura é uma atividade de longo prazo e nós temos que ir nos adaptando. Existem adaptações ambientais e sociais, mas as demandas vão continuar positivas e favoráveis ao Brasil”, reitera.

O encontro foi realizado em parceria com a Aprosoja/MS e o Sistema Famasul durante a 30ª Exposul – Exposição Agropecuária e Industrial de Chapadão do Sul.

Ainda durante o evento, três produtores rurais do município foram homenageados por aderirem ao selo RTRS (Round Table on Responsible Soy Association), que exige um compromisso com a responsabilidade ambiental e social para comercializar suas mercadorias para a Europa.

Participaram do evento: o presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Walter Schlatter, o deputado federal Rodolfo Nogueira e o presidente da Ampasul, Darci Boff.

Créditos: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Gerson participa do lançamento do Assomasul Gov MS 4.0 e destaca capacitação de gestores para inclusão social

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro (PP), participou nesta quinta-feira (11) do lançamento do Programa Assomasul Gov MS...

DOURADOS: Prefeitura vai à Justiça contra Oi por deixar Samu sem telefone de emergência

A Prefeitura de Dourados acionará judicialmente a operadora Oi LTDA. após a interrupção do número de emergência 192, do SAMU. A medida ocorre em...

Tiros atingem residência do assessor de imprensa de Lambaré

O assessor de imprensa da Prefeitura de Lambaré, Fabián Costa, foi vítima de um ataque a tiros em sua residência, localizada no bairro Mariscal...

Republicanos lança movimento do agro em Campo Grande com presença de Damares Alves

No próximo sábado, 13 de setembro, Campo Grande será palco de um grande evento político e social que promete marcar a história do Republicanos...