segunda-feira, 29/12/2025

Recurso garante vaga do mais médicos a Dois Irmãos do Buriti

Após enviar recurso ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti conseguiu garantir a ida de mais um profissional do programa Mais Médicos para trabalhar em posto de saúde da cidade. No resultado de adesões às últimas vagas disponibilizadas, divulgado hoje (30), o município aparece entre os contemplados.

Segundo explica o prefeito de Dois Irmãos, Wlademir de Souza Volk, houve “erro de comunicação” no envio do termo de adesão, que foi feito dentro do prazo. A data final para solicitar médico era 22 de maio. A prefeitura precisou enviar recurso depois, para não ficar sem o profissional.

Porém, o resultado confirma que três cidades de Mato Grosso do Sul que teriam direito a mais vagas não enviaram o termo de adesão a elas nem dentro do prazo, nem por meio de recurso: Aquidauana, Rio Brilhante e Naviraí.
Na semana passada, a reportagem tentou falar com as três prefeituras para entender o motivo da não adesão. Apenas a de Aquidauana respondeu que não aceitou o profissional porque o quadro de médicos já está completo. Destacou que também leva em consideração “dificuldade e falta de avaliação dos profissionais por parte do Ministério da Saúde, que gera transtornos aos municípios, inclusive com casos em Aquidauana de o profissional não se adaptar ao trabalho ou não ter perfil para atender a nossa população, deixando a desejar na qualidade da prestação do atendimento nos postos de saúde”, disse em trecho de nota.

CUSTOS

No caso de Dois Irmãos do Buriti, os custos com o profissional serão assumidos inteiramente pelo Governo Federal.
Já quanto às outras três prefeituras que perderam o prazo e não confirmaram interesse nos profissionais, o custeio seria compartilhado.

O modelo de custeio compartilhado prevê que o Ministério da Saúde pode descontar de repasse federal ao município o valor mensal da bolsa-formação do profissional, e que fica sob responsabilidade das prefeituras pagar auxílio-moradia e da alimentação. As demais despesas do programa ficam a cargo da pasta federal.

18 vagas – Esse é o total garantido para o Mato Grosso do Sul em vagas adicionais do programa distribuídas entre 12 cidades. Os profissionais ainda deverão ser selecionados e convocados para assumi-las.

Confirmaram a adesão e receberão médicos além de Dois Irmãos do Buriti, Campo Grande, Dourados, Miranda, Paranhos, Tacuru, Aparecida do Taboado, Coxim, Iguatemi, Jaraguari, Jardim e Ladário.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Dr. Luiz Ovando apresenta balanço de emendas de 2025 com foco em saúde e investimentos em Mato Grosso do Sul

Prestação de contas detalha aplicação de R$ 37,2 milhões em saúde, infraestrutura, assistência social e segurança ao longo do ano O deputado federal Dr. Luiz...

Idoso é flagrado deitado no chão gelado da UPA Universitário

Um idoso foi visto deitado diretamente no chão gelado da UPA do bairro Universitário, em Campo Grande, causando comoção entre os pacientes que aguardavam...

Ibama promove capacitação em limpeza de praias

O Ibama realizou nos dias 9 e 10 de dezembro em Aracaju (SE) a Oficina de Limpeza de Praia, dentro do projeto pedagógico Praia...

Economia criativa impulsiona desenvolvimento regional e promove inclusão em MS

A economia criativa ganhou protagonismo na agenda de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul em 2025. Por meio de políticas integradas, articulação institucional e...