quarta-feira, 12/11/2025

Metas para 2024: Secretaria de Governo avalia andamento de ações previstas em contrato de gestão

Com metas para todas as Secretarias Estaduais, começaram na terça (28) as reuniões sobre o andamento de contratos de gestão assinados junto ao Governo de Mato Grosso do Sul. Os documentos estabelecem indicadores.

Neste ciclo, os encontros vão até junho e o primeiro deles teve a participação do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, da adjunta Ana Carolina Nardes, além de representantes das autarquias e fundações ligadas à Segov. 

Durante os encontros é apresentado o percentual de execução dos projetos elaborados para análise e avaliação da evolução do que foi pactuado para este ano.

A Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) orienta as unidades gestoras e o secretário Thaner Nogueira constatou que o ritmo dos projetos está dentro do previsto.

“Os gerentes estão bem engajados tanto na parte técnica, quanto na parte estratégica. Também foi um teste para o modelo. A gente precisa ter reuniões cada vez mais objetivas e conseguimos fazer uma reunião produtiva em menos de uma hora com a segunda maior Secretaria em número de projetos”, destacou.

Este ano 38 contratos de gestão foram assinados pelas unidades gestoras. No total foram elaborados 278 projetos que serão desdobrados em 813 entregas. Todas as iniciativas, entre elas capacitações, editais de licitação, desenvolvimento de parcerias, adequações a leis e projetos de investimentos, têm alinhamento com plano estratégico de governo, PPA (Plano Plurianual) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Monitoramento – No começo de cada ano secretários estaduais e chefes das fundações e autarquias assinam um documento com o governador Eduardo Riedel, estabelecendo os projetos de inovação e prioridades da pasta. Iniciativas que possam melhorar os serviços públicos e assim oferecer entregas de mais qualidade aos cidadãos. Ao fim são avaliadas se todas as metas foram concluídas.

Desenvolvido desde 2015 no Estado, o programa é sinônimo de sucesso e reconhecimento nacional, tanto que no ano passado venceu o Prêmio de Excelência de Competitividade 2023, promovido pelo CLP (Centro de Liderança Pública), na categoria Destaque Boas Práticas.

“O contrato de gestão é um processo de transformação de cultura, não é mais uma burocracia e sim um instrumento para mudar a vida das pessoas. Um documento sério, que dirá o que o nosso governo se propõe a fazer em cada pasta. Nosso foco são as entregas ao cidadão”, destacou o governador na ocasião.

Em 2023, primeiro ano da gestão Riedel, as secretárias cumpriram 92% dos projetos propostos no contrato de gestão. O resultado foi considerado extremamente positivo, mostrando que as pastas se empenharam em trazer novidades e entregas mais qualificadas à população.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Sete presos em MS por golpe do falso advogado

Sete pessoas foram presas nesta terça-feira (11) durante a Operação "Alvará Fantasma", deflagrada pela Polícia Civil para desarticular uma quadrilha suspeita de aplicar o...

Histórico: Zohran Mamdani é eleito prefeito muçulmano e socialista em Nova York

Nova York acaba de eleger Zohran Mamdani como seu novo prefeito, tornando-se o primeiro muçulmano e socialista a comandar a cidade. Aos 34 anos,...

Planurb convoca audiência pública sobre Estudo de Impacto de Vizinhança na Avenida Tamandaré

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), convoca a população para participar da audiência...

Concluído processo de licitação para obra de pavimentação e drenagem no Jardim Botafogo

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP), concluiu o processo licitatório para execução das obras...