domingo, 14/09/2025

Coronel David discute segurança nacional em evento de comandantes-gerais das polícias militares, em Bonito

Deputado faz homenagem às vítimas das enchentes no RS e aos militares que trabalham nas buscas por sobreviventes.

O deputado estadual Coronel David (PL) tornou-se um marco na história do Mato Grosso do Sul ao ser o único comandante-geral da Polícia Militar do Centro-Oeste a presidir o CNCG (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares). Sua presença como convidado especial e representando a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) no Encontro Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros em Bonito, nesta quarta-feira (8), destaca sua relevância e experiência no campo da segurança pública.

Para Coronel David, o encontro representa uma oportunidade única de promover a integração entre as forças de segurança, permitindo a troca de experiências, discussão de estratégias e análise de problemas comuns para o enfrentamento da criminalidade.

“É uma honra e um privilégio representar a Assembleia Legislativa neste importante ato que promove a integração entre as forças de segurança de todo o país. A segurança pública é uma responsabilidade compartilhada, e é através da colaboração e do trabalho em equipe que podemos enfrentar eficazmente os desafios da criminalidade e da violência para que o povo brasileiro se sinta cada vez mais protegido”, pondera o deputado.

Durante a reunião, Coronel David lembrou das enchentes no Rio Grande do Sul que atingiram 414 cidades no estado, deixando até o momento 95 mortos e mais de 225 mil pessoas fora de suas residências. “Da mesma forma que nós rendemos homenagens aqueles que infelizmente perderam suas vidas, eu aproveito aqui na presença dos comandantes-gerais de vários estados do Brasil para homenagear nossos heróis, os que saíram de seus estados de origem e que hoje estão ao lado dos irmãos gaúchos empenhados no resgate, na proteção e no salvamento de vidas no Rio Grande do Sul.”

Foram abordados temas de interesse nacional relacionados à segurança pública, como gestão, políticas de segurança, inovação tecnológica, formação e capacitação de policiais e bombeiros, entre outros. O destaque do evento deste ano foi a apresentação da Operação CNCG/2024 da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), que evidencia sua capacidade operacional frente ao narcotráfico, contrabando, descaminho e outros crimes transfronteiriços.

A presença de aproximadamente 150 representantes dos estados e do Distrito Federal evidencia o compromisso em debater temas relevantes da Segurança Pública em âmbito nacional, visando aprimorar a gestão e fortalecer as estratégias de prevenção e combate à criminalidade.

Em 2013, na época comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), Coronel David foi eleito presidente do CNCG (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais), colegiado composto por todos os Comandantes-Gerais das Polícias Militares dos estados e do Distrito Federal.

Os comandantes-gerais das corporações militares dos estados desempenham um papel crucial na segurança pública brasileira, liderando a implementação de políticas e estratégias essenciais para a manutenção da lei e da ordem. Sua influência se estende ao âmbito comercial, onde suas decisões podem impactar o mercado de segurança pública.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

CAPS Infantojuvenil transforma a vida de crianças e adolescentes  

Um espaço de acolhimento, cuidado e esperança. É assim que muitas famílias descrevem o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), que atende crianças e...

Bumlai é reeleito presidente da Acrissul e reforça compromisso de diálogo com diversos setores

A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) oficializou nesta semana a reeleição de Guilherme Bumlai para a presidência da entidade no...

Especialistas Declaram: Israel está cometendo genocídio em Gaza

A Associação Internacional de Estudiosos de Genocídio (IAGS), maior entidade do mundo dedicada ao estudo de genocídios, declarou que Israel está cometendo genocídio contra...

Brasil alcança safra recorde de 350,2 milhões de toneladas de grãos

O Brasil bateu um novo recorde na produção de grãos, alcançando 350,2 milhões de toneladas na safra 2024/25, segundo o 12º Levantamento da Conab....