segunda-feira, 10/11/2025

GAECO/MPMS deflagra a Operação “Last Chat” contra organização criminosa

GAECO/MPMS deflagra a Operação “Last Chat” um desmembramento da Operação Courrier, para cumprimento de 55 mandados judiciais, prisão preventiva e busca e apreensão em Campo Grande/MS, Ponta Porã/MS, São Paulo/SP e Fortaleza/CE.

A ação tem por finalidade desmantelar uma organização criminosa que opera no tráfico de drogas em 5 Estados da Federação desde o interior dos presídios, contando com uma rede sofisticada de distribuição e vários integrantes e apoiadores já identificados aproximadamente 40, entre os quais policial militar, servidor público municipal e 3 advogados.

A organização criminosa atua também no comércio ilegal de armas de grosso calibre como fuzis e submetralhadoras. Além de granadas, munições, acessórios e outros materiais bélicos de uso restrito, bem como na lavagem do dinheiro relacionado aos crimes, para a qual se utiliza de diferentes métodos, como a constituição de empresa fictícia, uso de contas bancárias de terceiros, aquisição de veículos de alto valor econômico em nome de terceiros entre outros.

As atividades do grupo criminoso são coordenadas por Rafael da Silva Lemos vulgo “Gazela” ou “Patrão”, contra quem pesam condenações criminais que somam mais de 49 anos de prisão.

Para liderar organização criminosa de dentro do sistema carcerário utilizava ilegalmente celulares, ora de entrevistas reservadas com advogados que se prestavam a repassar aos criminosos informações aos integrantes do grupo.

As investigações se iniciaram após a apreensão de um celular de uma advogada durante a Operação Courrier. A partir daí foi possível identificar mais de 4 toneladas de maconha, mais de 3 mil comprimidos de ecstasy, centenas de munições e carregadores de fuzil de calibre 762 e pistolas cal. 9mm, pertencentes à organização criminosa, apreendidos em ações policiais. Segundo o GAECO, as apreensões geraram um prejuízo ao crime organizado superior a R$ 9 milhões.

NOME DA OPERAÇÃO

Last Chat (tradução livre: último bate-papo) alude ao esperado encerramento do contato até então mantido entre os integrantes presos e o mundo externo, por efeito da Operação.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

DOURADOS: Prefeitura recorre a obrigação tripartite para ampliar recursos nas áreas de oncologia e cardiologia

A Prefeitura de Dourados vai recorrer à obrigação tripartite (município, Estado e União) para tentar ampliar os recursos para os atendimentos em oncologia e...

Dr. Victor Rocha leva atendimentos médicos ao Distrito do Taboco em ação de prevenção à saúde

O vereador e médico mastologista Dr. Victor Rocha participou, na sexta-feira (31), de uma ação de saúde no Distrito do Taboco, em Corguinho, que...

Novembro Bordô: Prefeitura mobiliza unidades de saúde contra o câncer de boca

O auditório do CEM (Centro de Especialidades Médicas) ficou movimentado nesta quarta-feira (5) com a abertura da campanha Novembro Bordô, que marca o início...

 Juíza Sandra Artioli é promovida ao cargo de desembargadora do tribunal de justiça de MS

Há 33 anos na magistratura, a juíza Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli foi promovida, pelo critério de merecimento, ao cargo de desembargadora do...