quinta-feira, 18/09/2025

Presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher são homenageadas na Câmara

Como parte das comemorações do Dia da Mulher, o mês de março foi fechado com uma solenidade em homenagem às mulheres que já ocuparam o cargo de presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“São pessoas que deixaram um legado dentro do nosso Conselho, com ações e presença. Fico muito feliz de continuar encontrando essas mulheres que passaram por lá. Temos que ser conselheiras 24 horas por dia, pois os problemas enfrentados pelas mulheres estão em nosso cotidiano”, disse a atual presidente do órgão, Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti.

O evento foi realizado nesta segunda-feira (25), no Plenário Edroim Reverdito, e reuniu diversas autoridades e ativistas em prol dos direitos das mulheres. A homenagem foi promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Campo Grande, presidida pela vereadora Luiza Ribeiro.

“Isso é fortalecer quem já foi, quem está e quem está por vir. O Conselho é resultado da experiência democrática. Ele tem atribuição deliberativa sobre as políticas e do controle social. Hoje, temos que comemorar a atividade que cada uma fez à frente desse Conselho e comemorar a democracia brasileira, que nos permite esse organismo”, disse a parlamentar.

Foram homenageadas 15 mulheres que já presidiram e dirigiram o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“Nosso trabalho não é fácil, mas fico orgulhosa por termos sido as desbravadoras da política. Nós não saímos dela: a gente continua fazendo essa defesa de proteger essas mulheres. Aquelas mulheres da periferia, que estão lá na ponta e que ninguém olha. Isso é triste, pois, às vezes, apanham e ficam lá”, discursou Alelis Izabel de Oliveira Gomes, que falou em nome das homenageadas.

A subsecretaria Municipal de Política para as Mulheres, Carla Stephanini, destacou a importância de se discutir os direitos das mulheres. “Falar sobre violência chega nos fadigar, mas não podemos recuar, até porque temos exemplos concretos do que é esse apoio que Campo Grande tem na defesa dos direitos das mulheres. Essa somatória nos leva a ter um equipamento público que é referência nacional, que é a Casa da Mulher Brasileira”, disse.

Confira a lista das homenageadas:

Maria Neuci Ferreira Rocha
Vera Lucia Amorim Costa
Elza Maria Verlangieiri Loschi
Josenita Cabral Silva Santos
Alelis Izabel de Oliveira Gomes
Marcia Regina Ledesma
Glaucia Silva Leite
Maria Daisi da Silva Pinheiro
Mara de Azambuja Salles (in memoriam)
Cleuzenir de Araujo Bento – nininha (in memorian)
Rosimeire Leal de Oliva
Leyde Alves Pedrosa (in memorian)
Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti
Carla Charbel Stephanini Rocha
Maritza da Silveira Cogo

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Sindijus-MS repudia agressão e cobra mais segurança para oficiais de Justiça

O Sindijus-MS manifesta profundo repúdio à violência sofrida por uma oficial de Justiça em Campo Grande, durante o cumprimento de mandado de busca e...

Engepar: Construindo cidadania e oportunidades com reeducandos, jovens e PCDs

Empresa de engenharia aposta na reinserção social, formação profissional e inclusão para transformar vidas em Mato Grosso do Sul A Engepar Engenharia acredita que construir...

PF e SENAD intensificam combate ao tráfico na fronteira

Nesta segunda-feira (15), a Polícia Federal do Brasil e a SENAD/PY deram início à 52ª fase da Operação Nova Aliança, considerada a maior ação...

Hospital de Ponta Porã investe em horta comunitária

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, tem se destacado por sua horta comunitária, iniciativa sustentável criada em 2024 e...