terça-feira, 1/07/2025

Campo Grande sedia evento paralímpico e talentos locais se destacam

No último sábado (16), o Meeting Paralímpico Loterias Caixa aconteceu na capital. Cerca de 130 atletas participaram das provas de natação, atletismo e tiro esportivo, realizadas em três espaços da cidade, 93 competidores nas provas de atletismo, sediadas no Parque Ayrton Senna; 30 em provas da natação, na Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura); e 13 no tiro esportivo, no Círculo Militar.

Neste ano, o Meeting Paralímpico compreende etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro: as Paralimpíadas Escolares, as Paralimpíadas Universitárias, as Paralimpíadas Militares e os Intercentros. Assim, os atletas participam de provas em seis modalidades: atletismo, bocha, natação, halterofilismo, tiro esportivo e tiro com arco.

Luiz Nelson Nunes Azevedo, 51, pratica o tiro esportivo há 15 anos, recebe o Bolsa Atleta, programa da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), ligada a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), há 3 anos. O atirador paratleta sofreu um acidente botrópico em 2002, e em 2005 começou a praticar o tiro esportivo, participando de competições por todo o Brasil. No meeting conquistou a medalha de ouro na categoria R3.

“Eu tenho apoio do governo federal e recebo bolsa do governo do estado há 3 anos e tem me ajudado muito, tendo em vista que o esporte de tiro é muito caro, o custo é muito alto por isso tem poucos atiradores aqui no nosso estado”, frisa o atleta.

16/03/2024 Meeting Paralímpico Loterias Caixa, Circulo Militar, Campo Grande, MS Foto: Felipe Alexandre/CPB.

Para Luis Fernando Sper Cavalli, responsável pelo Programa Militar Paralímpico do CPB, a realização da competição de tiro esportivo em Campo Grande deixou claro o potencial que o município tem para a modalidade.

“Ficamos felizes que o Círculo Militar de Campo Grande, ainda que não possua instalações específicas para o tiro, tenha demonstrado capacidade e interesse em receber a modalidade. Eles nos ofereceram e adaptaram um de seus espaços sociais, o que garantiu a excelente realização da competição”, pontuou.

No Parque Ayrton Senna, o destaque do atletismo ficou para o jovem Bruno Alves da Silva, da classe T13. O atleta de 14 anos competiu em provas de pista e campo, com direito a novo recorde pessoal e escolar: no salto em distância, ele atingiu a marca dos 5,40m e deixou para trás os 5,03m que havia conquistado em 2023. Além disso, ele também esteve nos 100m e 200m.

Por fim, as provas de natação, realizadas na Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), encerraram a etapa do Meeting Paralímpico de Campo Grande. Na próxima semana, a competição chega a Goiânia (GO) e a Aracaju (SE).

Meeting Paralímpico em 2024

A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT). Neste ano, o evento oferece mais modalidades (bocha, tiro com arco e tiro esportivo) e passará por todas as capitais brasileiras até dia 22 de junho, quando encerra a temporada em São Paulo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Governo de Mato Grosso do Sul reforça compromisso com a cultura no São João em Corumbá

Patrimônio Cultural do Brasil, o Banho de São João em Corumbá reafirma sua força como manifestação que une fé, tradição, cultura e desenvolvimento econômico....

PF desmonta esquema de descaminho de eletrônicos

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (26) a Operação Descargo, para desarticular uma organização criminosa especializada no descaminho de eletrônicos. Os produtos eram adquiridos...

Campo Grande sediará oficina regional para construção do Plano Nacional de Arborização Urbana

Campo Grande foi selecionada pelo Governo Federal para sediar a oficina de construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) da Região Centro-Oeste. O...

STF fecha acordo para mudar Lei do Marco Temporal

O STF finalizou um texto consensual com propostas de alteração à Lei do Marco Temporal (Lei 14.701/23), que trata da demarcação de terras indígenas....