segunda-feira, 10/11/2025

Workshop ensina “tapembol” esporte original do Brasil no próximo domingo

No próximo domingo (28) a UCAPES (Unidade de Capacitação Esporiva), vinculada a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), realizará o workshop ‘Tapembol Esporte Brasileiro’, a fim de divulgar e explicar sobre o esporte a profissionais e graduandos de Educação Física.

O Tapembol é jogado com seis participantes de cada equipe, um atuando como goleiro, dois na posição defensiva, um central e dois apoios laterais, um à direita e outro à esquerda. Durante o jogo, os jogadores usam suas mãos de forma aberta para tocar a bola, realizando um ou dois toques alternados, sem agarrá-la. A quadra utilizada para a prática do Tapembol é a mesma empregada no Futsal e Handebol.

O objetivo do workshop promovido pela Fundesporte é ensinar uma nova prática esportiva criada no Brasil, a oficina tem a carga horária de 5 horas e visa reunir 200 alunos. Na aula, serão abordados temas como: a história da criação do Tapembol, regras, dinâmica de aquecimento, módulos de treinamento, tapembol brincante como realizar jogos recreativos de tapembol e a partida da modalidade.

O tapembol foi criado em Caeté, Minas Gerais, em 27 de julho de 2007 pelo professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha. A modalidade está presente em todos os estados brasileiros e em alguns países.

O ministrante do workshop é o especialista em treinamento desportivo, o professor Marco Aurélio Cândido, também criador da modalidade brasileira tapembol.

“O tapembol tem muita aceitação no meio escolar pela sua facilidade de jogar. O tapembol une as crianças, o mais apto, o menos apto, numa mesma aula. Ele não precisa ter muita destreza, então o aluno aprende muito rápido e com isso ele se sente parte.”

Ele acrescenta. “É uma aula muito divertida, nós temos outros elementos do tapembol, que é o tapembol brincando. Que são atividades desenvolvidas como pré-desportivo para ensinar o tapembol na escola”, frisa o professor.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Martins Nuñes, o workshop é de extrema importância para ensinar a nova modalidade e democratizar o acesso ao tapembol.

“Criado em solo brasileiro essa modalidade é muito importante para a diversão e também para a inclusão de atletas. Eu fico muito feliz que a Fundesporte pode proporcionar momentos como esse para os professores e estudantes de Educação Física, ainda mais já fazendo uso do nosso novo espaço de treinamento, o Centro de Referência de Esporte e Cultura, a antiga Escola Riachuelo”, frisa o diretor-presidente.

As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 28/04 (acesse o link). O workshop acontecerá no novo Centro de Referência de Esporte e Cultura, antiga escola Riachuelo.

Serviço: 

Data: 28/04

Local: Rua Onze de Outubro, 220, Bairro Cabreúva. Centro de Referência de Esporte e Cultura.

Horário: 07h às 12h

Inscrições: http://ww2.cursos.escolagov.ms.gov.br/Fundesporte/Home/DetalhesEvento/2803

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Suásticas feitas com sangue humano aterrorizam cidade alemã

A cidade de Hanau, localizada a cerca de 20 km de Frankfurt, amanheceu chocada com a aparição de suásticas pintadas com sangue humano em...

Dr. Victor Rocha reforça compromisso com políticas públicas voltadas à saúde do homem

O vereador e médico mastologista Dr. Victor Rocha reafirma seu compromisso com políticas públicas voltadas à saúde do homem e intensifica as ações do...

JARDIM: Estudantes participam de concurso cultural do Sicoob

Neste ano, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram com desenhos, enquanto estudantes do 5º ano concorreram com redações. Estudantes de Jardim participam de...

Campo Grande se destaca no controle e combate às arboviroses

Enquanto Mato Grosso do Sul alcança reconhecimento nacional pela eficiência na vigilância laboratorial e epidemiológica, Campo Grande também se destaca com um trabalho técnico...