segunda-feira, 27/10/2025

Vistoria no Estabelecimento Penal de Aquidauana fecha 4ª fase da Operação Mute em MS

Com objetivo de identificar e retirar celulares como forma de combater a comunicação ilícita, o Estabelecimento Penal de Aquidauana, recebeu, nesta sexta-feira (26.4), a 4ª Fase da Operação Mute, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), em todo o país.

A 4ª Fase Mute teve início em Mato Grosso do Sul na última segunda-feira (22.4) e encerrou hoje as inspeções, que são um complemento ao trabalho constante que já é realizado pela Polícia Penal no estado. Também foram vistoriados durante esta semana o Estabelecimento penal Jair Ferreira de Carvalho, a Penitenciária Estadual de Dourados e o Presídio de Trânsito.

A ação é coordenada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e sua Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário).

No presídio de Aquidauana, o pente-fino teve início por volta das 8h e foi realizado por policiais penais da unidade, com suporte da Gisp.

O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, reforça que, além da integração com essa operação nacional, a instituição tem realizado constantemente inspeções para este sentido, bem como implantação de tecnologia na revista de visitantes e monitoração constante para coibir e punir casos de corrupção.

Como parte das ações da Mute, serão instalados telamentos sobre os pavilhões das principais unidades prisionais do estado que ainda não possuem. O objetivo é coibir arremessos e lançamentos com drones, sendo este o principal meio de entrada de ilícitos no sistema prisional do estado.

Os resultados das inspeções serão divulgados pela Senappen ao término da operação em todo o país. A Operação Mute recebeu esse nome em referência à palavra “mudo” em inglês, refletindo a intenção de silenciar a comunicação externa dos internos, focalizando especialmente na apreensão de dispositivos de comunicação proibidos, como telefones celulares.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Exposição destacará arte de crianças com deficiência em exposição de telas no Bioparque Pantanal

O Bioparque Pantanal recebe, entre os dias 21 e 25 de outubro, a exposição 'O Pantanal sob um olhar extraordinário', que reúne 15 obras...

Ronilço Guerreiro reforça importância da doação de livros

Vereador quer transformar Campo Grande em referência nacional de leitura Doe livros, compartilhe histórias e ajude a construir uma cidade de leitores Com a meta de...

AgroIntegra CG amplia apoio e assistência à agricultura familiar urbana

Produtores da agricultura familiar de Campo Grande passam a contar com mais acesso à assistência técnica, capacitação e apoio da Prefeitura Municipal, por meio...

Outubro Rosa: com ações como Ônibus da Saúde e Dia M, Cassems intensifica cuidados com a saúde da mulher

Na próxima sexta-feira (31), o Ônibus da Saúde da Cassems - estará estacionado na Clínica da Família, em Campo Grande. A ação, em alusão...