Vereadora Luiza Ribeiro convoca Audiência Pública Tarifa Zero no transporte coletivo urbano

Na Câmara Municipal de Campo Grande (MS)

Nesta sexta-feira (12), a partir das 9h, a Câmara Municipal sediará uma audiência pública crucial sobre a implementação da Tarifa Zero no transporte coletivo urbano em nossa cidade Convocada pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), por meio da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, o evento visa aprofundar o debate em torno da atual situação do transporte público na cidade e explorar modelos e experiências de Tarifa Zero já existentes em outras localidades do país.

O transporte público eficiente é essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades. Uma tarifa acessível ou gratuita não apenas melhora a mobilidade urbana, mas também tem impactos positivos significativos no meio ambiente, reduzindo a dependência de veículos particulares e, consequentemente, diminuindo as emissões de gases nocivos.

Participarão da Audiência Pública o Deputado Federal Washington Quaquá (PT/RJ) que é Presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Tarifa Zero e foi Prefeito na cidade de Maricá/RJ onde esse sistema da Tarifa Zero foi implementado pela primeira vez no país. Também estará na audiência o Deputado Federal Jilmar Tatto (PT/SP), vice-Presidente da Comissão Parlamentar e a Deputada Federal Camila Jara (PT/MS).

Além dos parlamentares federais, participarão da Audiência Pública e farão uso da palavra: Gabriel Santos da Silva, representante do Ligados no Transporte; Wesley Ferro Nogueira, secretário executivo do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte – MDT; Daniel Santini, coordenador da Fundação Rosa Luxemburgo, pesquisador com obras publicadas e mestrado no tema pela USP; e Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transportes – EPT de Maricá/RJ.

Segundo a vereadora Luiza Ribeiro, o alto custo das tarifas de transporte representa uma grande carga financeira para as famílias de Campo Grande. “Nossa cidade possui a décima tarifa mais cara entre as capitais brasileiras, cobrando hoje o valor de R$4,65, mesmo com Município e Estado subsidiando o concessionário, que recebeu no ano de 2023 o repasse de R$31,2 milhões de reais do Município e R$10,2 milhões do Estado. Nesse sentido, temos que a gratuidade do transporte coletivo urbano se apresenta como a melhor solução para ampliar o acesso das pessoas à cidade e ao mesmo tempo garantir um meio de deslocamento mais sustentável para o meio ambiente”, disse.

A implementação da Tarifa Zero não é uma utopia. Mais de 105 municípios brasileiros já adotaram esse modelo, cada um com suas peculiaridades, demonstrando que é possível adaptar o sistema às necessidades e realidades locais. Maricá/RJ, por exemplo, foi a primeira cidade com mais de 100 mil habitantes a implantar com sucesso a Tarifa Zero, há uma década.

No contexto estadual, Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, é um exemplo bem-sucedido de Tarifa Zero no transporte coletivo urbano desde outubro de 2021.

A audiência pública desta sexta-feira será uma oportunidade para os cidadãos, especialistas e autoridades discutirem os benefícios e desafios da implementação da Tarifa Zero em Campo Grande. Espera-se que o evento promova um diálogo construtivo e contribua para a formulação de políticas públicas mais inclusivas e sustentáveis para a mobilidade urbana da cidade.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Com mais de 50 cirurgias realizadas, Cassems assume protagonismo e responde por até 30% das cirurgias infantis do coração em MS

A instituição atinge maturidade técnica para casos de alta complexidade e responde por até 30% das cirurgias infantis no estado, eliminando a necessidade de...

Inscrições para a 3ª Copa de Futebol Society Feminino terminam nessa semana 

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), está com inscrições abertas, até o dia 25 de junho, para a 3ª...

Polícia investiga sequestro e agressões contra jovem em Ladário

Vítima ficou encapuzada durante o período em que permaneceu em cativeiro Um campo-grandense de 25 anos foi resgatado após ser sequestrado, mantido em cárcere privado...

Presidiário do semiaberto é baleado ao sair de casa no Maria Aparecida Pedrossian

Vítima foi socorrida por familiares e levada à Santa Casa Um homem de 44 anos, que cumpre pena no regime semiaberto, foi baleado na manhã...