quarta-feira, 15/01/2025

Tradição, público cativo e conscientização marcam desfile da Independência em Campo Grande

Com muita tradição e participação da população, o desfile de 7 de Setembro, que comemora os 202 anos da Independência do Brasil, reuniu 15 mil pessoas em Campo Grande. Foram duas horas de cerimônia com a presença de instituições civis e militares.

O governador Eduardo Riedel acompanhou todo o desfile no palanque das autoridades ao lado do comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), o general do Exército Fernando Estorrilho Baganha.

“O desfile é muito importante porque é o momento da gente celebrar os 202 anos da nossa Independência. Um evento que tem a presença das crianças e dos cidadãos que vêm prestigiar. Sempre com a participação das escolas e diferentes instituições, cada ano com suas próprias características”, afirmou o governador.

O evento começou às 8h com a tradicional revista à tropa feita pelo governador e pelo comandante do CMO. Depois, já no local do desfile na rua 13 de Maio, houve o hasteamento da bandeira e foi acesa a Pira com Fogo Simbólico da Pátria.

O desfile teve duas horas de duração, terminando por volta das 11 horas. Participaram mais de 2 mil estudantes de escolas públicas e projetos sociais. Cerca de 23 organizações civis e militares desfilaram pelas ruas da cidade, com 4 mil integrantes.

O sol e o tempo seco ao longo da manhã não afastaram o público cativo, entre crianças, adultos e idosos que foram conferir todas as apresentações.

Mensagens importantes também foram passadas ao longo do desfile, como as policiais penais que levaram uma bandeira do “Todos Por Ela” – uma iniciativa que visa combater, prevenir e erradicar o feminicídio no Mato Grosso do Sul.

As fanfarras e bandas levaram músicas e apresentações de qualidade ao público. Passaram pelo local alunos das escolas estaduais Neyder Suely, São Francisco, Teotônio Vilela, 26 de Agosto, e das cívico-militares Marçal de Souza e Professor Tito, e integrantes do projeto Florestinha, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, do Projeto Bom de Bola, da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e estudantes do Colégio Militar de Campo Grande.

Assim como as instituições civis, Forças Armadas e forças de segurança do Estado realizaram belos desfiles. Foi montada estrutura com arquibancada ao longo do percurso ao público, com bebedouros para hidratação. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Homem tenta estuprar vaca, leva coice e morre com camisinha no pênis

Um homem de 45 anos morreu após tentar estuprar uma vaca em uma fazenda localizada no núcleo rural Laje da Jibóia, em Samambaia, nessa quarta-feira...

Ministério da saúde atende 100% da demanda de doses de vacinas em Mato Grosso do Sul

O Estado de Mato Grosso do Sul recebeu, do Ministério da Saúde, 266.566 doses de vacinas do calendário básico no último mês de dezembro,...

Barbosinha ‘passa bastão’ para Riedel e juntos já começam a planejar os desafios do Estado para 2025

O governador Eduardo Riedel voltou de férias nesta segunda-feira (13) e recebeu o 'bastão' do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que ficou à...

Prorrogação da Senatran para processos de habilitação na fase do exame prático somam 20 mil em Mato Grosso do Sul

Depois de estender por quatro anos seguidos a validade dos processos de primeira habilitação iniciados na pandemia, de 2019 a 2023, a Secretaria Nacional...