Tradição, público cativo e conscientização marcam desfile da Independência em Campo Grande

Com muita tradição e participação da população, o desfile de 7 de Setembro, que comemora os 202 anos da Independência do Brasil, reuniu 15 mil pessoas em Campo Grande. Foram duas horas de cerimônia com a presença de instituições civis e militares.

O governador Eduardo Riedel acompanhou todo o desfile no palanque das autoridades ao lado do comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), o general do Exército Fernando Estorrilho Baganha.

“O desfile é muito importante porque é o momento da gente celebrar os 202 anos da nossa Independência. Um evento que tem a presença das crianças e dos cidadãos que vêm prestigiar. Sempre com a participação das escolas e diferentes instituições, cada ano com suas próprias características”, afirmou o governador.

O evento começou às 8h com a tradicional revista à tropa feita pelo governador e pelo comandante do CMO. Depois, já no local do desfile na rua 13 de Maio, houve o hasteamento da bandeira e foi acesa a Pira com Fogo Simbólico da Pátria.

O desfile teve duas horas de duração, terminando por volta das 11 horas. Participaram mais de 2 mil estudantes de escolas públicas e projetos sociais. Cerca de 23 organizações civis e militares desfilaram pelas ruas da cidade, com 4 mil integrantes.

O sol e o tempo seco ao longo da manhã não afastaram o público cativo, entre crianças, adultos e idosos que foram conferir todas as apresentações.

Mensagens importantes também foram passadas ao longo do desfile, como as policiais penais que levaram uma bandeira do “Todos Por Ela” – uma iniciativa que visa combater, prevenir e erradicar o feminicídio no Mato Grosso do Sul.

As fanfarras e bandas levaram músicas e apresentações de qualidade ao público. Passaram pelo local alunos das escolas estaduais Neyder Suely, São Francisco, Teotônio Vilela, 26 de Agosto, e das cívico-militares Marçal de Souza e Professor Tito, e integrantes do projeto Florestinha, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, do Projeto Bom de Bola, da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e estudantes do Colégio Militar de Campo Grande.

Assim como as instituições civis, Forças Armadas e forças de segurança do Estado realizaram belos desfiles. Foi montada estrutura com arquibancada ao longo do percurso ao público, com bebedouros para hidratação. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Líbano e Israel negociam retirada parcial de tropas no sul libanês sob mediação dos EUA

Hezbollah rejeita negociações e exige retirada total de forças estrangeiras Líbano e Israel mantêm negociações em Washington sobre uma proposta mediada pelos Estados Unidos que...

Banco ligado a Edir Macedo é alvo de operação da PF

Justiça autoriza sequestro de bens em ação que mira gestão fraudulenta no setor financeiro A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Miragem para investigar...

Capataz é preso por homicídio na fronteira

Caso de disparo acidental mobiliza Ministério Público em Pedro Juan Caballero Em Cerro Corá, um capataz de 27 anos foi acusado de homicídio culposo após...

Visita de Lula a MS reforça articulação política do PT para 2026

Encontros políticos devem fortalecer alianças do campo democrático A visita do presidente Lula a Mato Grosso do Sul, marcada para a próxima quinta-feira (25), em...