terça-feira, 9/12/2025

Terceiro Podcast “Na Boca do Povo” destaca campanha contra assédio, direitos dos autistas e música sertaneja

Terceiro episódio da série traz debates sobre direitos das pessoas autistas, campanha de combate ao assédio e o impacto da música sertaneja na cultura popular.

A terceira edição do podcast Na Boca do Povo, exibida na última terça-feira (8), abordou temas relevantes como o combate à violência contra a mulher, os direitos das pessoas com autismo e a valorização da cultura sertaneja. O episódio chamou atenção do público pela diversidade e profundidade dos assuntos tratados.
Logo na abertura do programa, o empresário conhecido como Corumbazinho, criador do aplicativo de mobilidade ROTA MS, trouxe uma motorista para relatar casos de assédio sofridos por mulheres durante corridas na Capital e no interior do Estado. Diante do aumento dos registros de violência neste início de ano, o APP lançou a campanha #RespeitaElas, com o objetivo de conscientizar a população e os motoristas.

Como parte da campanha, será realizada neste sábado (12) uma blitz de conscientização na Avenida Afonso Pena, esquina com a Treze de Junho, com início às 9h e término previsto para as 11h. Corumbazinho convidou todos os motoristas da Capital a participarem do ato e, caso queiram, adesivarem seus veículos com a identidade visual da campanha. Os adesivos serão distribuídos no local.

Outro destaque do episódio foi a participação da Dra. Cristiane Parron, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB-MS. Ela ressaltou a importância da criação da comissão, que tem como foco ampliar o debate e a proteção dos direitos dos autistas. Cristiane entregou ao apresentador Santhiago a cartilha “Direitos dos Autistas”, idealizada no final de 2023 e lançada no último dia 15 de março, durante o 1º Congresso Internacional Autismo Sem Fronteiras. A publicação, que teve tiragem esgotada, está disponível gratuitamente no site da OAB-MS (www.oabms.org.br/biblioteca-virtual). Segundo a advogada, a falta de informação ainda é o principal fator que alimenta o preconceito contra pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
O encerramento do podcast ficou por conta da dupla sertaneja Guto & Gael, que animou o estúdio com clássicos como Chico Mineiro e Caprichos de Mulher. Com mais de 25 anos de carreira e oito anos de parceria, os artistas também são produtores musicais e compartilharam suas histórias, projetos e a paixão pela música. O apresentador Santhiago destacou o profissionalismo da dupla, apontando-os como referência de comprometimento, excelência e ética no cenário musical.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

MS amplia ações de defesa às mulheres vítimas de violência

O Governo de Mato Grosso do Sul ampliou as orientações e o apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com normatização das...

Explosão em fábrica de móveis em SP deixa um morto

Uma explosão seguida de incêndio deixou um funcionário morto e dois feridos na fábrica Gelius Móveis, localizada no interior do estado. Segundo a Defesa...

IML confirma causa da morte em ataque de leoa

O laudo preliminar do Instituto Médico Legal apontou que Gerson de Melo Machado, de 19 anos, morreu por choque hemorrágico após ter vasos cervicais...

Vereador Veterinário Francisco apresenta indicações para melhorias em bairros da Capital

Durante a 71ª sessão ordinária desta quinta-feira (04), o vereador Veterinário Francisco apresentou uma série de indicações voltadas à melhoria da infraestrutura e da...