domingo, 30/11/2025

TCE-MS e PE trocam experiências sobre ações pela primeira infância

Os integrantes do Comitê Intersetorial de Trabalho do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância do TCE-MS participaram na manhã desta quarta-feira, 3 de julho, de uma reunião on-line com o auditor de controle externo do TCE de Pernambuco, Diego Henrique Moraes Maciel. O objetivo foi conhecer a experiência do estado pernambucano na implementação de ações e políticas públicas pela primeira infância.

A coordenadora da dimensão capacitação do Programa do TCE-MS, Sandra Rose Rodrigues, fez um breve relato sobre o trabalho que está sendo feito no Mato Grosso do Sul e a formatação do Programa instituído pela Corte de Contas do Estado, que atua em 5 dimensões e conta com parceiros importantes como Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Assomasul.

Após ouvir a experiência de Mato Grosso do Sul, Diego Maciel, afirmou haver muitas ações similares entre os dois Estados. “Acredito que o primeiro passo dos dois Tribunais foi o engajamento dos presidentes. Depois disso fizemos um levantamento para identificar os pontos de oportunidade de atuação do TCE, elaboramos um plano, trabalhamos na sensibilização e mobilização”.

O Tribunal de Contas de Pernambuco também celebrou um acordo de cooperação técnica com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) visando à implementação de ações pela primeira infância. O convênio assinado estabelece estratégias e metas para fortalecer as competências dos municípios pernambucanos, a exemplo de capacitações e formações que aprimorem os resultados na promoção, proteção e garantia dos direitos da Primeira Infância.

O coordenador-geral do Programa do TCE-MS, conselheiro Célio Lima de Oliveira, agradeceu a disponibilidade do Tribunal de Contas do Pernambuco em compartilhar experiências exitosas. “A explanação foi muito proveitosa, quero parabenizar a caminhada de Pernambuco em prol da primeira infância. E tenho certeza que ainda vamos aprender muito com as experiências bem sucedidas de vocês porque acreditamos que iniciativas positivas devem ser copiadas”.

Também participaram da reunião o diretor da Secretaria de Controle externo do TCE-MS e coordenador da dimensão Fiscalização do Programa, Eduardo Dionizio; o chefe da Consultoria Jurídica do TCE-MS e responsável pela dimensão Boas Práticas, André Puccinelli Júnior; e a chefe da Diretoria de Comunicação e coordenadora da dimensão Comunicação, Alexsandra Oliveira.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Hospital Regional inova e garante economia de R$ 1,6 milhão com projeto de Nutrição Parenteral Total

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) transformou um desafio financeiro crônico em uma solução de inovação e eficiência. Com um projeto...

Operação Limpa Fios transforma o centro de Campo Grande

A partir das 22h desta quarta-feira (26), Campo Grande inicia o Projeto Limpa Fios, ação inédita que visa retirar cabos soltos, irregulares e abandonados...

Coletiva de Imprensa apresenta Sesc MS Vôlei na Superliga B

O Mato Grosso do Sul volta ao cenário nacional do voleibol com força renovada. Após vencer a etapa Centro-Oeste da Superliga C, em Campo...

SIDROLÂNDIA: Mais de 40 mudas são entregues em ação do Troque e Plante na área rural.

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semaa), segue fortalecendo o Programa “Troque e Plante”, iniciativa que estimula práticas...