sábado, 1/11/2025

Solicitações de inclusão de atividade remunerada nas CNHs cresce 13% em Mato Grosso do Sul

Dados do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) mostram que houve um crescimento de 13% no número de pedidos para incluir a observação de EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que saltou de 44.214 em 2022, para 51.250 em 2023. Na categoria AB, aumentou em 36%, seguido de 24% na B, 9% na AC e 8% nas categorias D e AE.  Na categoria AB, aumentou a emissão de CNH com EAR em 36%, seguida de 24% na B, 9% na AC, e 8% nas categorias D e AE.

Essa observação na CNH  é necessária para quem tem algum retorno financeiro na condução de veículos, seja para transportar pessoas ou bens, como taxistas, motoristas de ônibus, caminhoneiros ou mototaxistas.

A gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS, Lina Zeinab, alerta que quem trabalha com transporte, tanto de pessoas quanto de cargas é obrigatório ter essa observação na CNH, além dos cursos específicos para cada área.

“Qualquer pessoa já habilitada pode solicitar a opção de exercer atividade remunerada, tendo apenas que fazer o exame com o psicólogo para incluir essa opção e, toda vez que for renovar, além de todo o processo comum, tem que passar também pelo exame psicológico. E para algumas funções, além da observação, é necessário cursos específicos como por exemplo: transporte coletivo, escolar, produtos perigosos, cargas indivisíveis, veículos de emergência, entre outros”.

Quem está tirando a primeira habilitação pode optar para já sair com a CNH com a observação de EAR sem custo adicional, pois já consta no processo todos os exames necessários para ser habilitado.

Para o moto-entregador Felipe Augusto Bernardino, de 27 anos e habilitado há sete, foi após um ano e meio depois da primeira habilitação que ele incluiu o EAR na CNH.

“Tive que incluir a observação de EAR em 2018 quando, para ter uma renda extra, optei em ser motorista de aplicativo. Foi bem fácil fazer isso. Aí, aproveitei que já tinha e virei moto-entregador que também precisa. Inclusive, renovei agora em janeiro e foi tranquila e rápida, única coisa a mais que fiz foi passar pelo psicólogo”.

COMO SOLICITAR

Para solicitar a inclusão na observação EAR na CNH, o condutor deve entrar no portal www.meudetran.ms.gov.br , no campo Habilitação, clicar em CNH Ágil, depois em Renovar e escolher a opção Renovar EAR, pagar as guias, fazer novos exames psicológico e médico, e nova captura de imagem. Com isso, a CNH vai sair com uma nova data de validade.

O valor para renovar a CNH com atividade remunerada é em média R$ 545,00 já para quem não tem atividade remunerada na CNH o valor é de R$ 344,00 em média. Esse valor pode variar conforme a UFERMS do período.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Funsat oferece 1,4 mil vagas de emprego em Campo Grande nesta sexta-feira

A última sexta-feira de outubro, dia 31, chega com uma ampla oferta de oportunidades na Agência de Empregos da Fundação Social do Trabalho (Funsat)....

Advogada Luana Ruiz – MULHERES LIDERAM A NOVA REVOLUÇÃO DO AGRO BRASILEIRO

O agro brasileiro está em ebulição e isso ficou muito claro no 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que aconteceu agora, dias 22...

Zeca solicita construção urgente de duas pontes de concreto em Santa Rita do Pardo

Durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nessa quarta-feira (29), o deputado estadual Zeca do PT solicitou a elaboração...

Zeca do PT reconhece quatro personalidades com o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou, na noite dessa quarta-feira (29), a tradicional entrega do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e da...