sexta-feira, 16/05/2025

Sidrolândia decreta situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de doenças respiratórias

A Prefeitura de Sidrolândia decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo de doenças respiratórias graves no município. O decreto foi assinado na quinta-feira (15) e publicado no Diário Oficial dos Municípios (Assomasul) desta sexta-feira (16). A medida tem validade inicial de 60 dias e pode ser prorrogada.

A decisão foi tomada diante do crescimento dos casos de bronquiolite, influenza e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente em crianças menores de 3 anos, o que tem provocado forte pressão sobre os atendimentos pediátricos da rede pública de saúde.

Com o decreto, o município está autorizado a implementar medidas emergenciais de prevenção e enfrentamento à SRAG, como:

– Contratação temporária de profissionais de saúde;

– Aquisição direta de insumos e materiais;

– Aditivos contratuais em convênios e serviços de saúde;

– Reforço das equipes e equipamentos nas unidades de saúde;

– Remanejamento emergencial de servidores da área da saúde.

Todas as ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que também poderá editar normas complementares para execução das medidas de combate à emergência.

Uma das primeiras ações diretas é a suspensão temporária das atividades presenciais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), pelo prazo inicial de 10 dias, com início em 16 de maio. A medida vale para todas as unidades que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade, com exceção do CMEI Irmã Demétria, que possui outro perfil de atendimento.

A suspensão poderá ser prorrogada, conforme avaliação técnica das Secretarias de Saúde e Educação, com base nos dados epidemiológicos e no avanço da situação.

O prefeito Rodrigo Basso reforçou que o decreto é uma medida de proteção imediata às crianças. “Estamos diante de um cenário preocupante, que exige ação imediata. Todas as medidas adotadas têm como foco a preservação da vida, especialmente das nossas crianças”, afirmou.

A Prefeitura de Sidrolândia segue monitorando a situação e reforça o pedido para a vacinação contra a gripe, a influenza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Carlos Bernardo visita Shenzhen em busca de tecnologias e inovação para o setor educacional e industrial

Shenzhen, China – O empresário Carlos Bernardo, realizou uma visita estratégica à cidade de Shenzhen, reconhecida como um dos maiores polos de tecnologia e...

Investimentos do Japão no Brasil reforçam saúde e pequenos negócios em MS

O Japão anunciou um aporte de R$ 1,2 bilhão em investimentos para o Brasil, com uma parte significativa destinada a fortalecer a saúde pública...

“TH da Maré”, chefe do tráfico, morre em operação no Rio

Thiago da Silva Folly vulgo "TH da Maré" e apontado como líder do Terceiro Comando Puro (TCP), foi morto hoje (13) durante uma operação...

Feminicídio em Itaquiraí: Crime ocorreu na presença dos filhos

Simone da Silva (35) foi assassinada a tiros dentro de casa, na manhã de quarta-feira (14), em Itaquiraí. O autor do crime é o...