terça-feira, 10/02/2026

Sidrolândia decreta situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de doenças respiratórias

A Prefeitura de Sidrolândia decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo de doenças respiratórias graves no município. O decreto foi assinado na quinta-feira (15) e publicado no Diário Oficial dos Municípios (Assomasul) desta sexta-feira (16). A medida tem validade inicial de 60 dias e pode ser prorrogada.

A decisão foi tomada diante do crescimento dos casos de bronquiolite, influenza e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente em crianças menores de 3 anos, o que tem provocado forte pressão sobre os atendimentos pediátricos da rede pública de saúde.

Com o decreto, o município está autorizado a implementar medidas emergenciais de prevenção e enfrentamento à SRAG, como:

– Contratação temporária de profissionais de saúde;

– Aquisição direta de insumos e materiais;

– Aditivos contratuais em convênios e serviços de saúde;

– Reforço das equipes e equipamentos nas unidades de saúde;

– Remanejamento emergencial de servidores da área da saúde.

Todas as ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que também poderá editar normas complementares para execução das medidas de combate à emergência.

Uma das primeiras ações diretas é a suspensão temporária das atividades presenciais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), pelo prazo inicial de 10 dias, com início em 16 de maio. A medida vale para todas as unidades que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade, com exceção do CMEI Irmã Demétria, que possui outro perfil de atendimento.

A suspensão poderá ser prorrogada, conforme avaliação técnica das Secretarias de Saúde e Educação, com base nos dados epidemiológicos e no avanço da situação.

O prefeito Rodrigo Basso reforçou que o decreto é uma medida de proteção imediata às crianças. “Estamos diante de um cenário preocupante, que exige ação imediata. Todas as medidas adotadas têm como foco a preservação da vida, especialmente das nossas crianças”, afirmou.

A Prefeitura de Sidrolândia segue monitorando a situação e reforça o pedido para a vacinação contra a gripe, a influenza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

ITAPORÃ: Gestão municipal coloca a saúde mental no centro das políticas públicas

A campanha Janeiro Branco reforça a importância de olhar para a saúde mental como parte essencial do cuidado integral com a população. Mais do que um...

Fila de caminhões em Miritituba evidencia limite logístico do Norte

Ferrogrão é apontada como solução estrutural para escoamento da safra Volume de grãos transportados pelo corredor logístico Norte deve saltar de 18 milhões para 40...

Empresário Cláudio Sertão completa 50 anos com trajetória marcada por atuação entre Brasil e Paraguai

Nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, o empresário Cláudio Sertão celebra 50 anos de vida com uma história marcada pelo empreendedorismo, pela atuação pública e...

Russell e Antonelli elogiam desempenho do carro da F1 2026

Pilotos destacam dirigibilidade, potência elétrica e mudanças no chassi como avanços da categoria George Russell e Andrea Kimi Antonelli participaram nesta segunda-feira de coletiva de...