Segunda edição de Festival Surdolímpico acontece no sábado em Campo Grande

Criado no Mato Grosso do Sul, o Festival Surdolímpico terá a 2ª ediçãoneste sábado (23) e pretende proporcionar a prática esportiva para pessoas surdas de qualquer faixa etária. O objetivo é promover uma tarde para a prática de atletismo, voleibol, basquetebol com aulas ministradas por três professores de Educação Física surdos.

A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita no local.

A iniciativa quer estimular o aprendizado de modalidades surdolimpicas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para promoção da saúde, lazer ou competição. O projeto faz parte das ações da Gerência de Paradesporto da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

A surdez em si não implica em restrições à prática de atividade física e não existem esportes mais ou menos adequados para surdos. Entretanto, as limitações linguísticas e comunicacionais podem dificultar a compreensão e o relacionamento, interferindo na aprendizagem e no comportamento do indivíduo. 

“As pessoas surdas não se enquadram nas olímpiadas e nem nas paralímpiadas, por isso foi criado a surdolimpíada para que eles pudessem ser totalmente contemplados. Então, o Festival Surdolímpico é muito importante no fomento e incentivo a prática esportiva ou do esporte como forma de lazer, para fornecer mais qualidade de vida e autoestima às pessoas surdas”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges. 

Para a professora de Educação Física e criadora do Festival Surdolímpico, Clelia Souza o principal objetivo é inserir as pessoas surdas em um ambiente confortável em relação à Língua Brasileira de Sinais.

“O Festival é importante para que eles estejam juntos confraternizando, aprendendo modalidades surdolimpicas, convivendo com eles mesmos, com os pares linguísticos, que são pessoas que usam a Língua de Sinais. Porque quando o surdo tem contato com pessoas surdas que ensinam para ele alguma coisa, têm muito mais valor por causa da afirmação da identidade”, destaca a professora. 

Além da prática da modalidade, os professores convidados, Raquel Couto Amaral professora de Educação Física surda, responsável pela oficina de atletismo, Maurisclei Nascimento Moreira, professor de Educação Física responsável pela oficina do voleibol e Felipe Ceresini Caporal, professor de Educação Física responsável pela oficina de basquetebol realizarão palestras sobre a trajetória no esporte de surdos. E também Rivair Souza, douradense, campeão nacional de boliche na Surdolímpiada Nacional contará um pouco da sua trajetória na conquista do ouro em Londrina.

Serviço:

Data: 23/03/2024
Hora: 14:00 às 17:00
Local: Poliesportivo Vila Almeida 
Rua: Engº Amélio de Carvalho Baís, 1890, Vila Almeida.

Para se inscrever basta clicar no link: https://forms.gle/6fZUp6opaQqUzxBy8

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Homem é baleado no portão de casa na Vila Margarid

Homem de 52 anos foi baleado na noite desta terça-feira (16) em sua casa, na Vila Margarida, em Campo Grande. Ele ouviu pessoas chamando...

Festival de Yoga promovido pela Fundesporte será neste domingo no Parque das Nações Indígenas

Em alusão ao Dia Internacional do Yoga, a terceira edição do Festival de Yoga Vida Saudável 2026 será realizada neste domingo, 21 de junho,...

Argentina e França estreiam em dia de jogos na Copa do Mundo

Estreia de gigantes movimenta o mundial A terça-feira (16) de Copa do Mundo será marcada pela estreia de duas das seleções mais aguardadas do torneio,...

Visita de Lula a MS reforça articulação política do PT para 2026

Encontros políticos devem fortalecer alianças do campo democrático A visita do presidente Lula a Mato Grosso do Sul, marcada para a próxima quinta-feira (25), em...