sábado, 6/12/2025

Salada cultivada no espaço é mais suscetível a Salmonella

Uma equipe de cientistas da University of Delaware, descobriu que a salada cultivada no espaço se mostrou ser mais suscetível ao patógeno Salmonella enterica. A Salmonella é um tipo de bactéria que pode causar intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Os testes foram iniciados depois de um episódio onde um dos astronautas da ISS ter contraído a bactéria no espaço. O estudo é necessário pois produzir alimentos é extremamente necessário para manutenção da vida no espaço.

Para isso, uma equipe de pesquisadores decidiu usar plantas folhosas como alface e espinafre, que foram cultivadas em microgravidade simulada através de um dispositivo chamado clinostato, e adicionaram a bactéria S. enterica às folhas. Segundo os pesquisadores, os poros da alface (chamados de estômatos) se abriram facilmente para permitir a invasão da bactéria. Normalmente, a função desses poros é manter afastados atacantes perigosos e, ao mesmo tempo, ajudar a planta a respirar.

Segundo o estudo, a microgravidade atua debilitando essas defesas naturais das plantas, sugerindo que há algo neste estado que desativa as reações químicas que normalmente seriam usadas para que as plantas mantivessem esse mecanismo de auto defesa seguro.

Agora a equipe espera descobrir como garantir que os alimentos produzidos fora da órbita permaneçam seguros para consumo. Uma das possibilidades apontadas para garantir que isso aconteça é a modificação genética, mas ainda há a necessidade de se fazer mais pesquisas a respeito.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

O que o São Paulo precisa para garantir o oitavo lugar no Brasileirão

Com a vitória por 3 a 0 sobre o Internacional, o São Paulo chegou aos 51 pontos e abriu três de vantagem para o...

Conservante afeta fertilidade de ratas por três gerações, indica estudo chinês

Os pesquisadores chineses expuseram ratas grávidas ao propilparabeno, um conservante comum em shampoos, cremes e alimentos processados. As descendentes apresentaram redução significativa da reserva...

Vereadora Luiza Ribeiro reforça urgência na retomada das castrações em Audiência Pública

A vereadora Luiza Ribeiro conduziu uma Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir a retomada das castrações de cães e gatos, destacando a importância...

Brasil bate recorde e exporta mais de 1% da produção de ovos

O setor de ovos do Brasil atingirá, pela primeira vez, a marca de mais de 1% da produção nacional destinada ao exterior. A previsão...