terça-feira, 9/12/2025

Rinaldo reforça prevenção à pedofilia com ações em escolas

O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos), autor da Lei nº 3.707/2009, intensificou as ações da Semana Estadual de Combate à Pedofilia, que ocorre na segunda semana de maio, dentro da campanha Maio Laranja. A proposta é conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e da denúncia de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

Neste ano, a equipe coordenada pelo parlamentar pretende visitar pelo menos 20 escolas estaduais, promovendo palestras educativas e atividades lúdicas. Entre os métodos utilizados está o “semáforo do corpo”, que ensina de forma simples e visual os limites do toque corporal.

A iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, advogados e educadores. Eles atuam diretamente nas escolas e em ações comunitárias para orientar pais, alunos e profissionais da educação.

De janeiro a abril de 2025, Mato Grosso do Sul registrou 664 casos de estupro, sendo 522 envolvendo crianças e adolescentes. A maioria dos crimes ocorre no ambiente familiar, segundo dados da Sejusp/MS.

Rinaldo alerta que a denúncia é essencial e pode ser feita de forma anônima pelo Disque 100, Polícia Militar (190), Delegacia da Criança (67 3323-2500), Conselhos Tutelares e CRAS. Para ele, combater o silêncio é o primeiro passo para proteger a infância.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

DiResponsa e Rafa e Junior unem pagode e sertanejo no single “Tey, Tey, Tey” 

A canção chega às plataformas digitais a partir desta quinta-feira, 11

Jiboia é resgatada de carro no Parque dos Poderes

A equipe do Biotério da UCDB, vinculada ao Grupo de Resgate Técnico Animal de Mato Grosso do Sul (Gretap/MS), foi acionada nesta segunda-feira (8)...

NOTA PÚBLICA – EM DEFESA DAS PRERROGATIVAS DO PARLAMENTO

Brasília, 3 de dezembro de 2025 O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) manifesta profunda preocupação com a decisão proferida hoje pelo ministro Gilmar Mendes,...

STF: Dino condena cinco PMs do DF pelo 8/1

O ministro Flávio Dino, do STF, proferiu na quarta-feira (3) seu voto pela condenação de cinco ex-integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal a...