A reprovação ao governo de Lula no mercado financeiro atingiu 90%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 4. O número reflete um aumento significativo em relação aos 64% registrados em março deste ano, retornando ao nível observado no início de seu mandato. A pesquisa, realizada entre 29 de novembro e 3 de dezembro, envolveu 105 profissionais de fundos de investimento e captou a reação negativa ao pacote fiscal anunciado na semana anterior.
A avaliação positiva do governo caiu de 6% para 3%, e a avaliação regular despencou de 30% para 7%. Além disso, a pesquisa revelou uma queda na confiança do mercado sobre o desempenho do Congresso e a expectativa de maior oposição ao governo no Senado, caso Davi Alcolumbre seja eleito presidente da casa.
A pesquisa também apontou que 70% dos entrevistados acreditam que Lula tentará a reeleição, embora a maioria (66%) não o veja como favorito para 2026. Quanto à confiança nas lideranças políticas, Lula e o ministro Alexandre Silveira foram os mais criticados, enquanto Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, foi o mais bem avaliado.