terça-feira, 9/12/2025

Regional de Três Lagoas faz 1ª cirurgia neurológica em novo setor e define protocolos com equipe da SES

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) segue avançando na ampliação da assistência neurológica com a consolidação da neurologia no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. Após iniciar o atendimento especializado em neurologia no dia primeiro de março, o hospital já realizou sua primeira cirurgia na especialidade: uma craniotomia, consolidando Três Lagoas como polo de referência para toda a região.

Visita técnica contou com a superintendente de Gestão Estratégica, Maria Angélica Benetasso; e equipe da Assessoria Técnica Médica: o titular, Dr. João Ricardo Tognini, e Dr. Rodrigo Quadros.

Nesta semana, equipe da SES esteve na unidade para definir protocolos para a nova modalidade de atendimento. A primeira intervenção cirúrgica feita na unidade, a craniotomia, é um procedimento que consiste na retirada de parte do osso do crânio para acessar o cérebro.

A cirurgia foi realizada na última quarta-feira (5) em um paciente de 62 anos, que sofreu uma queda da própria altura, e durou 45 minutos. A equipe médica especializada contou com suporte completo para garantir a segurança do paciente e a qualidade do procedimento.

A inclusão da neurologia dentro do modelo de regionalização da saúde faz parte do processo de descentralizar os atendimentos de alta complexidade, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes. Agora, moradores da Costa Leste contam com um serviço especializado mais próximo, garantindo mais agilidade e qualidade na assistência.

O fortalecimento da especialidade em Três Lagoas como polo de referência reafirma o compromisso da SES em estruturar os hospitais regionais e interiorizar serviços médicos antes concentrados na Capital. “A Neurologia sempre foi um sonho para nós, e agora estamos empenhados em continuar aperfeiçoando o que fazemos aqui”, pontuou o diretor-geral do hospital, Henrique Schultz.

Protocolos de atendimento

Para garantir a organização e a eficiência do novo serviço, uma equipe da SES esteve no hospital nesta semana para alinhar fluxos e definir protocolos de atendimento. A visita técnica contou com a participação da superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso; e da equipe da Assessoria Técnica Médica: o titular, Dr. João Ricardo Tognini, e Dr. Rodrigo Quadros.

Segundo a superintendente, a implantação do serviço no Hospital Regional Magid Thomé representa um avanço expressivo para a regionalização da saúde. “Desde o dia 1º de março, o hospital passou a ser referência nesta especialidade para toda a Costa Leste. Viemos conhecer de perto a equipe, os fluxos e alinhar diretrizes para garantir a melhor assistência aos pacientes”, detalhou.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Infestação de besouros causa queimaduras em Corumbá

A cidade de Corumbá (MS) enfrenta uma infestação de besouros que liberam ácido fórmico ao se sentirem ameaçados, provocando queimaduras em moradores. Pequenos, medem...

Tragédia em hotel no centro de Belo Horizonte

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga as circunstâncias da morte de uma mulher de 32 anos e de sua filha de 6, ocorrida...

Paciente com hipertensão denuncia descaso na Santa Casa

Maria Rodrigues da Silva (35) internada na Santa Casa de Campo Grande para uma cirurgia no dedo, denunciou descaso por parte da equipe médica...

Jovens líderes moldam a gestão pública do futuro em MS

Ao unir inovação, dados e liderança jovem, o Programa Trainee da Gestão Pública transforma a governança e fortalece políticas públicas no Estado Com atuação estratégica...