Reforma de terminais avança e garante maior conforto e segurança a usuários do transporte coletivo em Campo Grande

Os terminais de transporte coletivo de Campo Grande estão ganhando uma nova cara. Após décadas sem intervenções, cinco terminais da cidade estão passando por uma ampla revitalização. Mais do que reformas físicas, essas mudanças representam um salto em qualidade, segurança e acessibilidade para os usuários do sistema público de transporte.

Os terminais Júlio de Castilho e Bandeirantes estão com a obra praticamente concluídas, já nos detalhes finais. O vendedor Wilson da Silva destaca que as melhorias do terminal Júlio de Castilho trazem mais comodidade para os usuários. “Os banheiros agora estão funcionando, todo reformado. O bebedouro também novo, os bancos. O posto da guarda. Deu outra vida já para o terminal”, disse.

A aposentada Dinalva Magalhães, de 77 anos, é uma das usuárias que já sentiu a diferença no terminal Bandeirantes. “É outro ambiente. Tudo limpo, pintado e organizado. Para nós que usamos o transporte coletivo, é um alívio ver esse cuidado. Isso é pensar no usuário”, elogiou.

Dinalva também destacou a importância do reforço na segurança com a presença da Guarda Civil Metropolitna. “A gente se sente mais tranquilo. A presença dos guardas inibe as ações de criminosos”, afirmou. Mas ela aproveitou para dar um recado: “Agora, a população precisa cuidar também. Tem gente que depreda, picha e não valoriza. Isso é lamentável’, complementa.

O mestre de obras Alberto Evangelista, usuário do terminal Nova Bahia, também elogiou a revitalização em andamento. “O banheiro ficou muito bom, os bancos estão melhores, e a presença do posto da Guarda nos traz mais segurança. São pequenas mudanças, mas que oferecem mais conforto para a gente, e isso é muito importante”, comentou.

No terminal Nova Bahia, os retoques finais incluem a instalação de mapas táteis e placas em braile, rejuntes nos banheiros e a implantação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Os serviços estão 80,45% concluídos.

Claudia Maria dos Santos aprovou as melhorias no terminal Guaicurus, que está com 70% das obras concluídas. “Aqui está ficando muito bom. Colocaram bebedouro, reformaram os bancos e o banheiro está ficando ótimo. Agora, tudo está bem melhor”, afirmou.

As equipes estão finalizando os banheiros, reparos na pintura metálica e ajustes no mapa tátil.

 Já no terminal General Osório, as melhorias avançaram mais de 60%, com intervenções que incluem a troca de bancos, acabamento nos banheiros, pintura e ajustes na parte elétrica.

Para o vendedor João Batista Gomes, as melhorias no local chegaram em boa hora. “Esse cuidado e atenção com os frequentadores do terminal são essenciais. A reforma está ficando ótima, sem contar as outras melhorias que já foram feitas, como a iluminação e os bebedouros novinhos. Tudo isso faz a diferença”, enfatiza.

Essas reformas não são apenas estéticas; elas trazem mudanças concretas para a experiência do usuário. Os terminais reformados contarão com postos permanentes da Guarda Civil Metropolitana e fechamento dos portões, medidas que aumentam a segurança de quem depende do transporte público.

Para a prefeita Adriane Lopes, o investimento nos terminais demonstra o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida dos cidadãos.

“Estamos trabalhando para entregar à população uma infraestrutura digna, que priorize o conforto, a segurança e a acessibilidade. Alguns desses terminais nunca haviam sido reformados em mais de 30 anos. É nosso dever garantir que os espaços públicos estejam à altura das necessidades da nossa população”, afirmou.

A transformação nos terminais é apenas parte de um plano maior para melhorar a mobilidade urbana em Campo Grande. A gestão municipal tem cobrado melhorias na frota de transporte coletivo. Em 2023, 71 novos ônibus foram entregues, marcando a maior renovação de veículos dos últimos anos. Neste ano, a administração exigiu que o Consórcio faça a substituição de 190 veículos, previstos em contrato.

Para a prefeita Adriane Lopes, a modernização da frota é essencial para garantir conforto e qualidade no transporte. “Não se trata apenas de reformar estruturas. Estamos investindo em um sistema que respeite o cidadão em cada detalhe, seja no terminal ou dentro dos ônibus”, concluiu.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Órgãos municipais terão horário alterado pela Copa

Os órgãos da Prefeitura de Campo Grande que realizam atendimento ao público terão o expediente encerrado às 11h30 na próxima segunda-feira (29), conforme decreto...

Infraestrutura e desenvolvimento: Hashioka participa de agenda com Riedel em Anaurilândia

O deputado estadual Roberto Hashioka (Republicanos) acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 26, a agenda oficial do governador Eduardo Riedel (PP) na região leste de...

Vini Jr. sobe para 4º lugar no ranking da Fifa após brilhar na Copa

Casemiro, Lucas Paquetá e Matheus Cunha também aparecem entre os destaques Vini Jr. alcançou a quarta colocação no Power Ranking da Fifa entre os melhores...

Farmácia é fechada por venda irregular de controlados no Los Angeles

Decon flagra armazenamento de psicotrópicos em banheiro desativado em drogaria Uma farmácia localizada no bairro Los Angeles, em Campo Grande, foi fechada após uma operação...