O primeiro caso de meningite de Mato Grosso do Sul em 2025 foi confirmado em Nova Andradina. Trata-se de um homem de 36 anos, morador do distrito de Nova Casa Verde. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Aparecida da Silva, ele começou a apresentar sintomas como dor de cabeça e rebaixamento de consciência em 19 de abril. No dia 22, precisou ser intubado e transferido para Ponta Porã, onde se recuperou e recebeu alta médica em 1º de maio.
A meningite identificada foi do tipo bacteriana W, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, sorogrupo W. Por ser uma doença de transmissão respiratória, a Secretaria de Saúde agiu rapidamente para conter possíveis contágios. Cerca de 150 pessoas que tiveram contato com o paciente, entre colegas de trabalho e profissionais de saúde, receberam medicação preventiva.
O paciente trabalha como operador de trator em Presidente Epitácio (SP) e viaja de ônibus com outros trabalhadores. A empresa foi comunicada para monitoramento interno. Como não houve novas notificações, as autoridades acreditam que não houve transmissão secundária. A situação segue sob controle.