terça-feira, 10/02/2026

Prefeito e ex-secretário são multados por “falhas’ na Saúde” de Ribas do Rio Pardo

O site RIO PARDO NEWS denuncia a gestão criminosa da saúde pública em Ribas do Rio Pardo ao longo dos últimos 3 anos. A queixa sutiu efeito e foi chacelada por decisão deo TCE-MS.

A aplicação de multas ao prefeito João Alfredo Danieze (PT) e ao ex-secretário Municipal de Saúde, Marcos André de Melo se tornou notícia na segunda-feira (18) na imprensa estadual.

A aplicação das penalidades aos gestores incompetentes foram devidos a inúmeras falhas na gestão, segundo revelado pelo Relatório de Auditoria de Conformidade RAUD-DFS138/2022.

O objetivo da auditoria foiverificar os processos de aquisição de medicamentis em 2021/2022. Assim como o controle do ciclo de assistência farmacêutica do município e as contratações de medicamentos e as dispensas realizadas pela Secretaria de Saúde, em conformidade com a Lei nº 8.666/93 e a Resolução nº 66 de 20/12/2017.

Diversas falhas foram idetificadas como a falta de 21 medicamentos na Farmácia Central do município em outubro de 2022. Além da aquisição de medicamentos com preços acima dos estabelecidos pela tabela da CMED.

Em virtude das irregularidades, foi aplicada uma multa total de 100 UFERMS, dividida igualmente entre o Prefeito e o Secretário de Saúde, totalizando 50 UFERMS para cada um.

O TCE-MS deu um prazo de 45 dias úteis para que ambos efetuem o recolhimento da multa em favor do Fundo Especial de Desenvolvimento, Modernização e Aperfeiçoamento do Tribunal de Contas (FUNTC).

Vejas as condições precárias das futuras instalações da Farmácia Municipal

Leia a decisão completa aqui.

Informações de Acordo com RIO PARDO NEWS

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Detran: portaria garante agendamento e protege o cidadão de prejuízos por prazos e vencimento de documentos

O Detran-MS (Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul) publicou a Portaria nº 203, de 09 de fevereiro de 2026, que torna...

Deputado Zé Teixeira trabalha para garantir atendimentos em APAE de Angélica

A qualidade de vida e o desenvolvimento de 83 alunos atendidos pela Apae de Angélica ganharam um reforço decisivo com a intervenção direta do...

Alagamentos no Rio Aquidauana desalojam famílias

Rio atinge 8,05 metros e abrigo provisório atende moradores Na noite de quinta-feira (5), a Prefeitura de Aquidauana mantém atendimento contínuo às famílias atingidas pela...

Três toneladas de maconha são apreendidas em Ponta Porã

Residência no bairro Kamel Saad servia de depósito de drogas; nenhum suspeito foi localizado Uma das maiores apreensões de drogas do ano na região de...