Porto Murtinho reabre a Feirinha valorizando a gastronomia fronteiriça e gerando renda aos MEIs

Ponto de encontro das famílias murtinhenses, de quem saia das festas na madrugada e precisava recuperar as energias com uma boa alimentação e também dos turistas, a tradicional Feira Livre de Porto Murtinho foi reaberta pelo prefeito Nelson Cintra.

Porto Murtinho reabre a Feirinha valorizando a gastronomia fronteiriça e gerando renda aos MEIs

Abandonado por gestões anteriores, o espaço comercializa a típica comida fronteiriça, destacando-se o lambreado, prato da culinária paraguaia muito apreciado e de alto valor nutritivo, e oportunizou negócios para dez pequenos comerciantes de baixa renda.

“Aqui está o testemunho do diferencial da nossa administração, que é investir nas pessoas, apostando na capacidade dos murtinhense de empreender e montar seu comércio”, disse o prefeito Nelson Cintra ao visitar o novo espaço reformado em sua gestão com recursos próprios.

Porto Murtinho reabre a Feirinha valorizando a gastronomia fronteiriça e gerando renda aos MEIs

Segundo o prefeito, a Feirinha faz parte do projeto de recuperação dos bens da cidade, proporcionando mais ganho e fortalecendo os pequenos negócios, além de propiciar mais entretenimento à população e aos visitantes. “Vivemos um novo ciclo de desenvolvimento com a Rota Bioceânica”, frisou.

O povo pedia sua volta

O novo point gastronômico fica localizado no centro da cidade, ao lado da Praça de Eventos e do Mercado do Produtor, cujo prédio também está sendo revitalizado pela prefeitura. São dez boxes disponibilizados aos MEIs, com ampla área para degustação.

No local, são comercializados desde salgados e lanches (pastel, sopa paraguaia, chipa, esfirra, bolos, tapioca, torta de frango, salsicha assada), o famoso lambreado, comida caseira (marmitex), utensílios domésticos, vestuários, alimentos a granel e enlatados, além de bebidas.

Porto Murtinho reabre a Feirinha valorizando a gastronomia fronteiriça e gerando renda aos MEIs

“Era comum pessoas saírem das festas e vir aqui comer o lambreado (bifão encapado com trigo e farinha de rosca, servido com mandioca)”, lembra a feirante Rosana Centurion.

“É um espaço muito querido pelos murtinhenses, ficou muito bonito com a reforma. Agradecemos ao prefeito Nelson Cintra por resgatar a nossa feira, o povo pedia a sua volta”, completou. “Nossa renda praticamente dobrou”, comemora Lucas Villalba, esposo da feirante Ozilda Arguelho.

Econômico e social

A Feirinha foi reaberta em fevereiro e em breve serão instalados ventiladores na área de degustação, uma parceria da prefeitura e Câmara de Vereadores. Na ocasião de sua visita, o prefeito Nelson Cintra anunciou o recapeamento asfáltico da rua Doutor Correa, que passa em frente ao estabelecimento.

O secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Clayton Castilho, disse que as readequações no espaço vão diversificar a comercialização e melhoria da qualidade dos produtos e oferecer mais conforto aos clientes.

“Além de valorizar a cultura local e seus costumes, a feira contribui para o desenvolvimento econômico e social da cidade, sendo um meio de convivência e socialização e onde se experimenta um cotidiano de diversidades”, sintetizou.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Famasul orienta sobre prazo de regularização de barragens em MS

Prazo vai até 2026 e adesão é voluntária, mas obrigações legais permanecem Produtores rurais de Mato Grosso do Sul devem ficar atentos ao prazo de...

PARANAÍBA: Presidente da câmara participa de congresso estadual voltado ao fortalecimento da gestão pública

A presidente da Câmara Municipal de Paranaíba, vereadora Wanice Luciana de Oliveira, participou do 2º CONTROLAR MS, realizado entre os dias 16 e 18...

Acidente com carreta mobiliza Bombeiros na MS-157, em Maracaju

Veículo tombou às margens da rodovia nas proximidades de uma usina O caminhoneiro ficou ferido após a carreta que dirigia tombar na MS-157, na tarde...

Idoso desaparecido é achado morto em saco em Rochedo

Perícia aponta fratura na cabeça e caso é tratado como homicídio simples Um idoso de 72 anos foi encontrado morto na manhã de terça-feira (24)...