quarta-feira, 28/01/2026

Policiais penais de MS reforçam Força Penal Nacional em Mossoró

Cinco policiais penais de Mato Grosso do Sul estão compondo a Força Penal Nacional, instituída pelo Ministério da Justiça para o reforço da segurança externa da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Por Mato Grosso do Sul, foram designados três integrantes do COPE (Comando e Operações Penitenciárias) e dois do GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária) de Campo Grande.

A utilização da Força Penal Nacional foi autorizada pelo Ministério da Justiça em publicação no Diário Oficial da União no dia 21 de fevereiro.

Os profissionais foram designados por possuírem conhecimentos técnicos essenciais para a missão, como a participação em cursos de aperfeiçoamento profissional.

Em princípio, a designação é para atuação por 60 dias na missão. Caso seja necessária renovação, deverá haver revezamento, com outros policiais penais do estado sendo enviados.

A Força Penal Nacional foi criada em 2023, e tem como objetivo atuar em situações de crise no sistema prisional, promovendo a cooperação entre diferentes esferas de governo e agências para alcançar melhorias na segurança pública e nas condições carcerárias.

A missão da Força Penal Nacional é garantir a segurança das unidades penais, além de preparar os profissionais da área prisional do país a atuarem na preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio no sistema penitenciário brasileiro.

A operação em Mossoró foi montada devido à fuga de dois internos da Penitenciária Federal da cidade, primeira desde a criação do sistema penitenciário federal em 2006.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Raio atinge ato em Brasília e deixa 89 feridos

Um raio atingiu, no domingo (25) a área da Praça do Cruzeiro, em Brasília, onde ocorria uma manifestação organizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG)...

Estoques de sangue do HRMS atingem nível crítico

O Hemosul do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) alerta para a baixa nos estoques de sangue e convoca a população para...

Gianni Nogueira, pré-candidata ao Senado pelo MS, integra movimento pela liberdade liderado por Nikolas

A pré-candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul, Gianni Nogueira, passou a integrar o movimento em defesa da liberdade liderado pelo deputado federal...

Homem é preso com arma e drogas em Rio Brilhante

A DEFRON prendeu, na tarde de ontem (21), um jovem de 27 anos, flagrado com uma pistola com numeração raspada e 17,5 gramas de...