segunda-feira, 1/12/2025

Policiais penais de MS reforçam Força Penal Nacional em Mossoró

Cinco policiais penais de Mato Grosso do Sul estão compondo a Força Penal Nacional, instituída pelo Ministério da Justiça para o reforço da segurança externa da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Por Mato Grosso do Sul, foram designados três integrantes do COPE (Comando e Operações Penitenciárias) e dois do GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária) de Campo Grande.

A utilização da Força Penal Nacional foi autorizada pelo Ministério da Justiça em publicação no Diário Oficial da União no dia 21 de fevereiro.

Os profissionais foram designados por possuírem conhecimentos técnicos essenciais para a missão, como a participação em cursos de aperfeiçoamento profissional.

Em princípio, a designação é para atuação por 60 dias na missão. Caso seja necessária renovação, deverá haver revezamento, com outros policiais penais do estado sendo enviados.

A Força Penal Nacional foi criada em 2023, e tem como objetivo atuar em situações de crise no sistema prisional, promovendo a cooperação entre diferentes esferas de governo e agências para alcançar melhorias na segurança pública e nas condições carcerárias.

A missão da Força Penal Nacional é garantir a segurança das unidades penais, além de preparar os profissionais da área prisional do país a atuarem na preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio no sistema penitenciário brasileiro.

A operação em Mossoró foi montada devido à fuga de dois internos da Penitenciária Federal da cidade, primeira desde a criação do sistema penitenciário federal em 2006.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Senado aprova aposentadoria especial para agentes de saúde

O Senado aprovou nesta quinta-feira (28) o projeto que garante aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. O texto...

Após resgate, onça-pintada do Rio Negro explora 1,2 km de floresta

A onça-pintada resgatada à deriva no Rio Negro foi devolvida à natureza há 15 dias, após 40 dias de tratamento no Zoológico do Tropical,...

VÍDEO: Leoa ataca e mata jovem que entrou em seu recinto

O Instituto de Polícia Científica identificou o jovem Gerson de Melo Machado (19) que morreu após invadir o recinto de uma leoa no Parque...

Isenção do IR injeta R$ 28 bilhões na economia, diz Lula

O presidente Lula anunciou que a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil começará a valer em janeiro, beneficiando...