domingo, 18/01/2026

Policiais penais de MS reforçam Força Penal Nacional em Mossoró

Cinco policiais penais de Mato Grosso do Sul estão compondo a Força Penal Nacional, instituída pelo Ministério da Justiça para o reforço da segurança externa da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Por Mato Grosso do Sul, foram designados três integrantes do COPE (Comando e Operações Penitenciárias) e dois do GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária) de Campo Grande.

A utilização da Força Penal Nacional foi autorizada pelo Ministério da Justiça em publicação no Diário Oficial da União no dia 21 de fevereiro.

Os profissionais foram designados por possuírem conhecimentos técnicos essenciais para a missão, como a participação em cursos de aperfeiçoamento profissional.

Em princípio, a designação é para atuação por 60 dias na missão. Caso seja necessária renovação, deverá haver revezamento, com outros policiais penais do estado sendo enviados.

A Força Penal Nacional foi criada em 2023, e tem como objetivo atuar em situações de crise no sistema prisional, promovendo a cooperação entre diferentes esferas de governo e agências para alcançar melhorias na segurança pública e nas condições carcerárias.

A missão da Força Penal Nacional é garantir a segurança das unidades penais, além de preparar os profissionais da área prisional do país a atuarem na preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio no sistema penitenciário brasileiro.

A operação em Mossoró foi montada devido à fuga de dois internos da Penitenciária Federal da cidade, primeira desde a criação do sistema penitenciário federal em 2006.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mais da metade das pessoas em situação de rua de MS vivem em Campo Grande

Mais da metade das 1.962 pessoas em situação de rua em Mato Grosso do Sul vivem na Capital, Campo Grande. O levantamento de 2024...

Governo de MS amplia investimentos em Iguatemi e reforça presença nos municípios

O Governo de Mato Grosso do Sul cumpriu agenda oficial nesta sexta-feira (9) em Iguatemi, com a entrega de um conjunto de obras que...

Arara-canindé vira sensação ao acompanhar ciclistas no interior de SP

O encontro inusitado entre uma arara-canindé e um grupo de ciclistas em Guarapuã, distrito de Dois Córregos, no interior de São Paulo, chamou a...

Brasil mantém comércio de quase US$ 3 bilhões com Irã em 2025

O Brasil manteve um comércio de quase US$ 3 bilhões com o Irã em 2025, representando apenas 0,84% das exportações brasileiras, com destaque para...