quinta-feira, 18/09/2025

Para construir hospital em Corumbá, Governo de MS formaliza acordo com o MP e prefeitura

Para atuar de forma eficiente na melhoria da área da saúde em Corumbá, o Governo de Mato Grosso do Sul formalizou um acordo extrajudicial proposto pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para a construção do novo hospital no município. O governador Eduardo Riedel participou, na manhã desta quinta-feira (6), da assinatura referente ao acordo que tem a participação da Prefeitura Municipal de Corumbá, além do MPMS.

“Este acordo mostra muito a pré-disposição e a maturidade de todos os envolvidos na busca de soluções, todos atuando pelo resultado. E quando a gente compartilha essa visão com as instituições, com a atuação do município, Estado, Assembleia Legislativa, para a melhoria do serviço público em todas as áreas, e faz o compromisso no âmbito da negociação, eu não tenho dúvidas que isso fortalece a mensagem de que nós precisamos permanentemente discutir e avançar em projetos estruturantes como este”, disse Riedel.

Ainda em fase de estudos para identificar as necessidades da região, considerada remota e com demandas específicas de logística e transporte, a unidade deverá ser concluída e entregue em seis anos, com previsão de oferecer 170 leitos.

“O acordo é para findar uma ação civil pública, que já se arrasta há muitos anos, onde se discute o destino da Santa Casa de Corumbá. E o Estado se comprometeu, num prazo de seis anos, construir um novo hospital no município, que vai substituir o atual, que é centenário e já não tem mais estrutura física para suportar as necessidades de uma prática médica de alta complexidade. A região precisa de uma unidade hospitalar que seja resolutiva e impeça, ou evite, o transporte desnecessário de pacientes para a Capital”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões.

Para o MPMS, a formalização do acordo demonstra a preocupação dos envolvidos na busca de soluções eficazes e que resultam na qualidade de vida da população.

“Conseguimos chegar ao dia de hoje, de uma construção com o Estado e com o município, dentro do nosso Compor (Centro de Autocomposição do MPMS), com um acordo realizado para melhorarmos a saúde pública de Corumbá”, disse o procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior.

“A saúde é prioridade e o Ministério Público está sintonizado com a população. Este é um acordo muito bem feito, fiquei feliz com o andamento. A Secretaria de Saúde do Estado está de portas abertas para nos atender e queremos fazer a diferença”, disse o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Preço da carne motiva ameaça com balas a comerciante na fronteira

O açougueiro Elías Ocampos, proprietário da Distribuidora de Carnes Amambay, foi alvo de uma grave ameaça nesta quarta-feira (17), em Pedro Juan Caballero, no...

Zé Teixeira propõe PEC para alterar data da posse do governador em MS

O deputado estadual Zé Teixeira, segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, apresentou um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que propõe...

Vereadora Luiza Ribeiro lidera Frente Parlamentar em Defesa das Favelas em Campo Grande

Na última quarta-feira (10), o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Neto (PSDB), nomeou os membros da Frente Parlamentar em Defesa...

Empresário Gabriel Farrel morre em salto de paraquedas no Rio

O empresário Gabriel Farrel, fundador da rede de pizzarias Borda & Lenha, morreu no domingo (14) após um acidente com paraquedas na Praia da...