O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi eleito, por unanimidade, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado. Esta é a segunda vez que o parlamentar assume o cargo, após já ter presidido o colegiado em 2019-2020. Em seu discurso, Trad destacou o foco na ampliação dos mercados internacionais e na consolidação da Rota Bioceânica como um dos principais projetos de desenvolvimento econômico do Brasil, especialmente para Mato Grosso do Sul.
Durante o Seminário Internacional da Rota Bioceânica, realizado em Campo Grande, Trad enfatizou a importância de integrar aduaneiramente os países envolvidos, como Paraguai, Argentina e Chile, e cobrou soluções para reduzir a burocracia que ainda dificulta o avanço do projeto. “A Rota Bioceânica vai gerar empregos e movimentar a economia de MS. Vamos trabalhar para garantir que ela se torne uma realidade”, afirmou o senador.
Além disso, Trad ressaltou a necessidade de resolver impasses tributários entre o Brasil e o Paraguai, que podem atrasar a obra da Ponte Bioceânica, essencial para o corredor de exportação. O senador também celebrou os recursos já garantidos, como R$ 232 milhões para a infraestrutura da rota e R$ 1 milhão para a pavimentação de estradas em Porto Murtinho.
Com sua volta à presidência da CRE, Trad busca fortalecer a presença de Mato Grosso do Sul no comércio internacional e facilitar a exportação de produtos do estado, com foco na indústria da celulose. “Nossa missão é garantir que o crescimento econômico venha acompanhado de mais infraestrutura e geração de empregos”, concluiu.