terça-feira, 15/07/2025

MUNDO NOVO: O prefeito Valdomiro se encontrou com representante da Energisa e empresa aponta investimentos

Na última semana, o prefeito Valdomiro Sobrinho e o secretário municipal de Administração, Leandro Soares, se reuniram com o gestor de relacionamento com o poder público da Energisa, Availdo Taveira, na qual foi abordado os motivos das quedas, pico e oscilação de energia e novos investimentos para o município.

O investimento em 2023 foi R$ 187 mil. Em 2024 soma mais de 500 mil reais em manutenção e instalação de novos equipamentos. Para 2025, o investimento deve ultrapassar 8 milhões de reais. Em 2026, estão previstos mais R$ 8.404.227,12. Estes investimentos incluem Japorã.

Segundo Availdo, existem vários fatores que contribuíram com a sobrecarga do sistema elétrico. No município, 85% da falta/queda de energia ocorreu devido ao contato da arborização com o sistema elétrico.

As árvores sibipirunas, sete copas e coqueiros devem ser evitados em lugares próximos a cabos de energia elétrica, de acordo com Availdo.

Outra influência também acontece devido ao aumento de carga significativa em cada residência, principalmente de outubro de 2023 para março deste ano. O gestor explicou que o morador deve fazer uma declaração para Energisa, informando a ampliação da carga (0800 722 7272).

“A concessionária não tem condição de medir o que tem na casa do cliente e verificar se o conjuntor é compatível com o padrão instalado”, explicou Availdo.
O impacto das condições climáticas, como o fenômeno El Niño, também tem um impacto significativo a nível nacional. Com o aumento das temperaturas e crescimento populacional, houve o aumento do consumo de ares condicionados, geladeira, freezer e etc.

“É o que nós chamamos de ‘novas cargas’, de acordo com o crescimento é onde a gente vai fazendo os investimentos em cada cidade”, disse o gestor de relacionamento da Energisa.
O Governo de Mundo Novo, através da Secretaria Municipal de Ambiente, está realizando o mapeamento em todos os bairros para iniciar a poda em pontos críticos.

Este trabalho também deve ser feito pela equipe da Energisa, porém só é realizado em casos de podas emergenciais.

Nas escolas municipais Terezinha Mendonça e Carlos Chagas, também houve uma instabilidade na energia por conta dos novos ares condicionados.

Na Escola Terezinha Mendonça, houve a troca do transformador na última semana, segundo a diretora Gisele Ribeiro que apontou melhoria após a troca. Já na Escola Carlos Chagas, recentemente houve a troca do transformador, porém também deve ser feita a troca do padrão, segundo a secretária de Educação, Camila Rubim.

“Precisamos que a Energisa aumente a distribuição de energia, pois aumentou a demanda e a carga não está aguentando”, apontou Camila.
A Secretaria Municipal de Comunicação Social indagou a empresa sobre o quadro de funcionários na Energia. O gestor citou que não diminuiu a quantidade de funcionários, porém, não houve funcionários o suficiente para atendimento da demanda últimos meses. A empresa está capacitando mais profissionais para contratação.

O gestor citou também que “em caso de contingencia nós dobramos o número de equipe em campo para restabelecer a energia o quanto antes”.
Ele explicou que a partir do momento que o cidadão tiver qualquer problema ou querer informar sobre o aumento de carga, ele deve entrar em contato pelo canal de atendimento: 0800 722 7272 ou presencialmente.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Câmara aprova 160 cargos no STF e benefício fiscal bilionário à indústria

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (8) a criação de 160 cargos comissionados e 40 de policiais judiciais no STF, com impacto estimado...

Podcast Na Boca do Povo recebe vereador indígena e show da dupla Leandro & Galeano

16º episódio foi ao ar com entrevistas marcantes, música ao vivo e sorteio de prêmios para o público Gringo: voz indígena na política de Sidrolândia O...

Petróleo brasileiro pode driblar tarifas de Trump com novos mercados

A possível inclusão do petróleo nas novas tarifas de 50% impostas pelos EUA às exportações brasileiras a partir de agosto gera incertezas, mas especialistas...

Brasil promete reciprocidade se EUA taxarem exportações, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil responderá com medidas iguais caso os Estados Unidos imponham tarifas comerciais sobre produtos...