sábado, 29/11/2025

MS amplia vacinação contra influenza para toda população

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), ampliou nesta quinta-feira (2) a oferta da vacina contra Influenza para toda a população não imunizada, a partir dos 6 meses de idade, em Mato Grosso do Sul. Desde o início da campanha em 18 de março, o Estado já recebeu do Ministério da Saúde 793.170 doses do imunizante, distribuídas aos 79 municípios.

A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, explica que o objetivo da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é reduzir as complicações, internações e ainda a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza na população.

A campanha visa aumentar a quantidade de pessoas imunizadas e diminuir a circulação dos vírus. “O aumento de pessoas imunizadas contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde. Precisamos aumentar a cobertura vacinal independente de grupos. Estamos com aumento de pessoas hospitalizadas e óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Influenza, doenças causadas por vírus respiratórios”, afirma Goldfinger.

A adesão dos grupos prioritários é baixa no Estado. Até o momento foram aplicadas 184.749 doses, o que representa 17,41% da cobertura dos grupos elencados como prioritários (Dados contidos na RNDS – Rede Nacional de Dados em Saúde até o dia 30/04/2024).

A ampliação da oferta da vacina para a população geral também ocorre como forma de medida preventiva para abrandar sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, especialmente nas crianças, contribuindo na redução da demanda por atendimentos ambulatoriais e internações durante o período do outono e inverno no Brasil.

Tradicionalmente realizada em todo o País entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha iniciou em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no território nacional. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação – A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria) – protegendo contra os principais vírus em circulação.

A vacina contra Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio no Estado.

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Corpo de jovem desaparecido é encontrado no rio Paraguai

O corpo de Wallace de Souza, de 21 anos, desaparecido desde a noite de terça-feira (25), foi localizado por volta das 9h30 de quinta-feira...

Com a participação de 732 atletas, Três Lagoas sedia os Jogos da Melhor Idade

De 24 a 30 de novembro, Três Lagoas receberá mais uma edição dos Jogos da Melhor Idade, evento que celebra o esporte, a convivência...

Jovem é morto a tiros no Parque Lageado

Everson Pereira de Mello, de 20 anos, conhecido como "Neguinho", foi executado com quatro tiros na madrugada deste domingo (23), na rua Manoel Macedo...

Hashioka homenageia Paulo Rezek durante Sessão Solene em celebração à Comunidade Libanesa

O deputado Roberto Hashioka homenageou, no último dia 27, Paulo Augusto Rezek durante a Sessão Solene para Entrega do Prêmio “Independência do Líbano”, realizada...