quinta-feira, 13/11/2025

Mercado eleva à inflação prevista para 2024 e 2025

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerado a inflação oficial do país, teve um leve aumento, passando de 3,81% para 3,82% este ano.
Esse boletim apresenta a expectativa das instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2025, a projeção da inflação também teve um acréscimo, passando de 3,5% para 3,51%. Já para 2026 e 2027, as previsões permanecem em 3,5% para ambos os anos.

A estimativa para 2024 encontra-se dentro do intervalo da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3% para este ano, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, resultando em um limite inferior de 1,5% e um superior de 4,5%. As metas de inflação para 2025 e 2026 também estão fixadas em 3%, com a mesma margem de tolerância.

“ É nítido quando a inflação aumenta pois isso automaticamente reflete na economia local voltada para os mercados, postos de gasolina entre vários setores.
Exemplo é uma caixa com 12 abacaxis no Ceasa se encontra a 110 reais e isso é o fruto o reflexo da inflação não só na capital mas no Brasil inteiro.” Destacou Adelaido Vila Presidente da CDL.

Em janeiro, influenciada pelo aumento dos preços dos alimentos, a inflação do país foi de 0,42%, inferior ao registrado em dezembro, que foi de 0,56%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA atingiu 4,51%.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Justiça condena 9 por fraude em tapa-buracos em Campo Grande

A 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos condenou nove réus por improbidade administrativa em contratos de tapa-buracos em Campo Grande, referentes...

Sessão Solene no Congresso exalta fé, união e valores da família

O Plenário Ulysses Guimarães foi palco, na manhã desta quarta-feira (12), de uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional da Família, marcada por...

Fábrica clandestina de bebidas é interditada em Terenos

A DECON, em ação conjunta com fiscais do MAPA, interditou na quinta-feira (6) uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas em Terenos, na Estrada Colônia...

Fuga de traficantes termina em prisão e apreensão de droga em Campo Grande

A PRF apreendeu 1.349 Kg de maconha na quinta-feira (6), após uma perseguição que terminou com colisão e capotamento dos veículos usados no transporte...