sexta-feira, 14/11/2025

MEC infla dados sobre internet nas escolas públicas

O Ministério da Educação (MEC) tem superestimado o número de escolas públicas com internet adequada, segundo apuração do Estadão. Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação revelam que, enquanto o medidor oficial aponta que apenas 49,2% das unidades cumprem os parâmetros mínimos de velocidade, o MEC afirma que esse índice é de 60%.

A diferença se dá porque o ministério ignora medições oficiais em escolas com conexão ruim, preferindo considerar dados autodeclarados por gestores e secretarias estaduais. Um exemplo é o Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, no DF, onde a internet é precária, mas classificada como “adequada” pelo MEC.

Ao todo, mais de 15 mil escolas com conexão insuficiente foram classificadas como satisfatórias. O governo argumenta que o uso de múltiplas fontes é necessário diante de dificuldades técnicas no uso do medidor oficial. No entanto, especialistas apontam desarticulação e falta de compromisso político com a conectividade escolar.

A promessa do presidente Lula é conectar 100% das escolas até 2026. O programa prevê investimentos de R$ 8,8 bilhões, mas a qualidade do acesso continua sendo um desafio central.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Após brilhar no The Voice Brasil, Enzo Ferro vive novo momento na carreira: “Pronto para escrever os próximos capítulos”

Cantor encerra sua participação no reality com gratidão, aprendizados e planos para uma nova fase na música

Execução em praça do Parque do Sol intriga polícia

Uma suposta retaliação estaria por trás da execução de Marco Aurélio de Oliveira (47) ocorrida nas proximidades de uma praça no bairro Parque do...

Mercado chinês reabre portas para frango brasileiro

A China anunciou a retirada da suspensão sobre as importações de carne de frango do Brasil, que estavam interrompidas desde maio, após um caso...

Operação do DOF frustra transporte de maconha para MG

Policiais do DOF apreenderam, no domingo (9), 282 Kg de maconha na MS-164, em Maracaju. A droga era transportada em um VW Fox conduzido...