sexta-feira, 4/07/2025

Marcos Pollon reafirma norte para o PL-MS

O Deputado Federal por MS; Marcos Pollon reafirma o norte para o PL-MS e situação de Campo Grande na pré-campanha. Decisão que pode impactar em mais de 50%, no volume de possíveis candidaturas do Partido Liberal em MS; mas está sob a reflexão de Jair Bolsonaro.

“Se depender de mim, vamos ter candidaturas majoritárias em todos os municípios, ou no máximo que conseguirmos, o que inclui Campo Grande. Não teremos um orçamento robusto como o de outros partidos tradicionais da região, mas é possível vencer sem dinheiro e concorrer de forma digna. Eu sou a prova disso, o Bolsonaro foi a prova disso e o Nicolas também”, explica o presidente estadual do PL-MS.

Segundo Pollon, estima-se a possibilidade do PL ter, nessa área do Brasil, até 500 candidaturas a vereadores, com chances reais de candidaturas de prefeito e vice da sigla, já preparadas em 30 municípios.
Número para majoritária que ainda pode crescer, a partir de articulações do deputado federal nas 79 cidades, já que tudo depende do encorajamento a novos nomes da política.

Na estratégia de Pollon, graças ao trabalho do PL Mulher local, cerca de 200 mulheres devem colocar nomes à disposição para serem futuras vereadoras. Num Estado que apenas 164 têm mandato, vale lembrar que, em 2020, em sete municípios sul-mato-grossenses não houve eleição de representatividade feminina nas Casas de Leis.

Quanto a disputa por prefeituras o cenário é ousado pois o partido enfrentará uma hegemonia de PSDB e PP em 41 cidades. Enquanto o PL teve apenas um prefeito eleito há quatro anos.

No âmbito nacional, o planejamento é de se eleger mais de mil nomes para governo municipal em 2025, e em 14 capitais a sigla sinaliza candidaturas próprias, tudo para reverter o que foi em 2020, quando nenhum prefeito de capital foi eleito pelo Partido Liberal. Hoje o único Chefe de Executivo Municipal em uma capital, que está filiado ao PL é João Henrique Caldas, prefeito de Maceió, mas chegou ao poder pelo PSB.

Em Campo Grande, o diretório municipal irá definir os rumos da estratégia deste ano, seja para uma candidatura própria na majoritária, ou a retirada dessa iniciativa, que manteria ainda a prioridade de eleger três vereadores na Câmara Municipal.

Os nomes cotados para a cabeça de chapa do PL, para a Prefeitura de Campo Grande, figura o nome do Deputado federal Marcos Pollon, os deputados estaduais, Coronel David e João Henrique Catan, ou o ex-deputado estadual Rafael Tavares, cotado para se filiar na sigla.

Para atingir o objetivo de uma bancada com três na Câmara, a chapa de candidaturas à vereança precisará superar a marca de 50 mil votos, conforme a expectativa para o quociente eleitoral local de 2024.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Salário ainda atrai, mas clima anti-imigrante nos EUA preocupa brasileiros

As recentes políticas imigratórias do presidente Donald Trump têm gerado insegurança entre os brasileiros que vivem nos Estados Unidos, mesmo entre aqueles em situação...

Reforma administrativa ameaça direitos históricos dos servidores – Sindijus/MS está em Brasília na linha de frente da defesa

A Câmara dos Deputados retomou os debates sobre a Reforma Administrativa (PEC 32), uma proposta que representa graves prejuízos para os servidores públicos e...

TRÊS LAGOAS: A Rua é nossa terá uma programação de diversão e cultura no município.

No próximo domingo, 6 de julho, a orla da Lagoa Maior se transformará em um verdadeiro palco de alegria e cultura com o evento...

Exportações sustentam preços do boi gordo

O mercado do boi gordo manteve preços firmes na última semana, embora o ritmo de valorização tenha perdido força em relação ao início de...